Topo

Ferroviária bate Corinthians nos pênaltis e é bicampeã brasileira feminina

Corinthians e Ferroviária disputam a final do Brasileiro feminino - Bruno Teixeira/Ag. Corinthians
Corinthians e Ferroviária disputam a final do Brasileiro feminino Imagem: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

29/09/2019 16h14

Depois de um empate sem gols na Fazendinha, a Ferroviária de Araraquara se sagrou bicampeã do Campeonato Brasileiro feminino ao vencer nos pênaltis o Corinthians hoje. O palco do título foi o estádio histórico do clube no Parque São Jorge, na zona leste de São Paulo.

O time de Araraquara já havia vencido a competição em 2014 e conseguiu superar a equipe que era a atual campeã da competição. Na decisão por pênaltis a equipe do interior venceu por 4 a 2 depois que a goleira Luciana, o destaque da partida, pegou uma cobrança de Tamires. A corintiana Ingrid também desperdiçou sua cobrança.

A goleira dedicou o título a seu pai, que se recupera de um problema de saúde. "Foram dias difíceis, meses atrás meu pai teve um AVC e eu precisei voltar para casa, mas minha mãe e irmãos, cunhado e sobrinho sempre me deixaram tranquila cuidando dele", afirmou Luciana. "Foi um ano bastante difícil por conta disso, mas as meninas me deixaram tranquila em relação a tudo. Meu pai está bem e minha mãe também. Vou levar esse título para eles."

A torcida da Ferroviária, em pequeno número, mas bastante festiva no final, levou ao estádio uma faixa chamando Luciana de "a melhor goleira do mundo", e ela acabou sendo a atleta mais celebrada na festa do título.

Após duas goleadas, ataque alvinegro passa em branco

Como o jogo de ida em Araraquara havia terminado em 1 a 1, o Corinthians partiu para cima e dominou as ações durante toda a partida, tentando a vitória simples que lhe garantiria o título. Apesar de ter criado muitas chances de marcar, a equipe da casa acabou sendo detida pelo sistema defensivo da Ferroviária, por erros de finalização e por grandes defesas da goleira Luciana.

Sem conseguir balançar as redes, o Corinthians não repetiu o sucesso de seus últimos encontros com as rivais do interior. Nos últimos dois jogos contra a Ferroviária, o Corinthians venceu por 4 a 0 e 5 a 1.

Com o placar em branco na final, a decisão foi para os pênaltis, já que o regulamento não prevê gol qualificado. As corintianas perderam duas cobranças e as "guerreiras grenás" acertaram todas as suas.

Torcida foi reforçada por remanescentes da Arena

Um fato curioso ajudou a encher as arquibancadas da Fazendinha hoje. O público da decisão aumentou consideravelmente no segundo tempo da partida, reforçado por torcedores que foram ver Corinthians 1 x 0 Vasco pelo Brasileiro masculino na Arena de Itaquera. A partida masculina começou às 11h da manhã; a feminina, às 14h.

Com o vice-campeonato nacional, o Corinthians agora disputará a final do Campeonato Paulista com o São Paulo. "Queríamos o ouro, mas estou muito orgulhosa do time", disse a zagueira Pardal, depois do jogo.