Topo

Santos

Preferido de Sampaoli, Éverson iguala número de jogos de Vanderlei em 2019

Vanderlei e Everson em treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/Santos FC
Vanderlei e Everson em treino do Santos no CT Rei Pelé Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

28/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Éverson igualou o número de partidas de Vanderlei na temporadas: 24 cada
  • Vanderlei iniciou o ano como titular, mas perdeu a posição durante o Brasileiro
  • Éverson tem a preferência de Jorge Sampaoli por jogar melhor com os pés
  • Vanderlei tem contrato com o Santos até dezembro de 2020. Éverson, até 2022

Éverson chegou ao Santos em janeiro, a pedido de Jorge Sampaoli, que buscava um goleiro com mais qualidade para jogar com os pés. Ele não foi titular de início, mas, aos poucos, passou a ser mais utilizado e tomou conta da posição de Vanderlei. Titular desde a sétima rodada do Brasileiro, Éverson igualou na quinta-feira (26), contra o Flu, o número de jogos do companheiro.

Sem ser utilizado pelo comandante argentino desde a sexta rodada do Brasileiro, Vanderlei estacionou nos 24 jogos em 2019, sendo a maioria pelo Campeonato Paulista (14) - além de seis pelo Nacional, dois pela Copa Sul-Americana, um pela Copa do Brasil e o amistoso contra o Corinthians. Foram 24 gols sofridos, o que resulta em uma média de um por jogo.

No que diz respeito aos números, Éverson fica bem próximo a Vanderlei. Ele deixou a bola balançar as redes em 22 oportunidades, obtendo assim uma média de 0,92 por partida. A diferença é que, na maioria das vezes que entrou em campo, foi pelo Campeonato Brasileiro - 15. As outras foram pela Copa do Brasil (sete) e Campeonato Paulista (apenas duas).

A confiança de Sampaoli em Éverson segue intacta. Nem mesmo alguns gols apontados com falha por parte da torcida, como o de cobertura de Gabigol, contra o Flamengo, mexem com a opinião do técnico argentino, que continua com seu goleiro preferido especialmente para manter a sua característica marcante de jogo: a posse de bola, desde a linha defesa.

Além de exercer as tradicionais funções de goleiro, Éverson costuma ser bastante acionado pelos companheiros para que não seja necessário 'quebrar a bola'. Foi justamente com esse intuito que o goleiro de 29 anos foi contratado junto ao Ceará depois de uma longa negociação.

A tendência é que Éverson continue sendo aproveitado como titular. Enquanto isso, Vanderlei segue esperando uma nova chance - que pode demorar, uma vez que o companheiro raramente recebe cartões amarelos - apenas um neste Campeonato Brasileiro.

Vanderlei tem contrato com o Santos até dezembro de 2020. Éverson, por sua vez, tem vínculo com o Peixe até o fim de 2022.

Novamente com Éverson como titular, o Santos volta a campo amanhã (29) para receber o CSA, na Vila Belmiro, às 16h (de Brasília), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Santos