Topo

Parceria dos tempos de Flu pode ajudar Abel a melhorar clima com medalhões

Thiago Neves e Fred foram campeões do Carioca e do Brasileirão com Abel Braga no Fluminense de 2012 - Dhavid Normando/Photocamera
Thiago Neves e Fred foram campeões do Carioca e do Brasileirão com Abel Braga no Fluminense de 2012 Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

28/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Abel Braga desembarca em Belo Horizonte hoje (28) e faz seu primeiro treino no Cruzeiro
  • Treinador já foi campeão com Thiago Neves e Fred no Fluminense
  • Novo técnico ainda depende do BID para estrear contra o Goiás

Terminada a breve era Rogério Ceni, a história de Abel Braga já começa no Cruzeiro. Anunciado como novo comandante celeste na tarde de ontem, o técnico de 67 anos desembarca em Belo Horizonte hoje para fazer o primeiro treino na Toca da Raposa e iniciar os trabalhos para tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão. A seu favor, Abel contará com o bom relacionamento desde os tempos de Fluminense com alguns pilares do elenco, casos de Thiago Neves e Fred, algo que seu antecessor não conseguiu desfrutar.

Além da tarimba para lidar com o momento conturbado do Cruzeiro, Abel poderá ser uma figura importante também para apaziguar os ânimos no vestiário cruzeirense. Em especial os ânimos de algumas de suas estrelas. Juntos, o técnico, Thiago Neves e Fred foram campeões do estadual e do Brasileirão na temporada de 2012. No Cruzeiro, o novo treinador ainda terá que lidar com a situação de outros jogadores caros que não estavam sendo aproveitados, como Edilson e Sassá.

Thiago Neves não tinha bom relacionamento com Ceni, a ponto de conversar apenas o essencial de campo com o comandante. Na partida contra o Ceará, Thiago ficou no banco durante todos os 90 minutos, sendo preterido pelo jovem Mauricio. Foi após a partida que uma declaração de Dedé sobre o camisa 10 acabou gerando o descontentamento de Ceni e teve como consequência sua saída do clube. O zagueiro, porém, nega que tenha participado de um suposto complô contra o técnico.

Em relação a Fred, o atacante já havia perdido espaço no time titular ainda com Mano Menezes no comando técnico. O veterano goleador, inclusive, também chegou a ter atritos com Mano, fazendo críticas públicas sobre as decisões do técnico. Rogério Ceni utilizou o centroavante com pouca frequência. Em algumas ocasiões preferiu usar Pedro Rocha como um "falso 9". Fred ainda é o artilheiro isolado da equipe na temporada, com 19 gols.

Abel Braga assinou com o Cruzeiro até dezembro de 2020, quando termina a atual gestão do presidente Wagner Pires de Sá. De acordo com o Cruzeiro, ao contrário dos antecessores Ceni e Mano Menezes, o comandante não terá multa rescisória caso seja demitido antes. Se sua situação for regularizada até a próxima segunda-feira, Abel deverá estar à beira do gramado para a partida contra o Goiás, no Serra Dourada. Se isso não for possível, sua estreia acontecerá no Mineirão contra o Internacional, seu ex-clube. Fred e Thiago Neves estáo aguardando.