Topo

Rodrigo Caio enfrenta São Paulo pela 1ª vez após despedida com mágoas

Rodrigo Caio comemora gol do Flamengo contra o Corinthians - Thiago Ribeiro/AGIF
Rodrigo Caio comemora gol do Flamengo contra o Corinthians Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/09/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Criado no São Paulo, Rodrigo Caio é um dos destaques do Flamengo nesta temporada
  • Será a primeira vez que o zagueiro vai encarar o Tricolor paulista, clube onde foi criado
  • O adeus de Rodrigo Caio ao Morumbi teve uma certa mágoa e ele admite que não se sentia mais feliz no clube
  • Após quase nove meses no Rubro-Negro, Rodrigo Caio voltou a ser convocado para a seleção brasileira

"A partir de hoje encerro o ciclo do São Paulo" e "oportunidade de retomar minha carreira" foram duas frases utilizadas pelo zagueiro Rodrigo Caio na apresentação no Flamengo, em janeiro deste ano. Quase nove meses depois, o jogador é um dos destaques do elenco rubro-negro, elogiado pela torcida e, recentemente, voltou à seleção brasileira. Neste contexto que ele vai ter como adversário, pela primeira vez, o Tricolor paulista, clube onde foi criado, despontou para o futebol, mas de onde se despediu por não se sentir mais em casa. As equipes se enfrentam na noite de hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

No primeiro turno do Brasileiro, no Morumbi, o reencontro entre Rodrigo Caio e São Paulo não aconteceu porque o Flamengo, à época sob o comando de Abel Braga, foi a campo com o time reserva. A intenção era preservar energias para partida contra o Peñarol, do Uruguai, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.

Criado no São Paulo, Rodrigo Caio fez a primeira partida como profissional em 2011, aos 17 anos. Depois de boas atuações, começou 2012 já definitivamente integrado e até mesmo sendo usado improvisado na lateral direita. Com o passar do tempo, se firmou de vez. Passou a receber elogios constantes de seus treinadores, como Ney Franco, Autuori e Muricy Ramalho.

Paralelamente à caminhada no Tricolor paulista, que vinha se mostrando ser de sucesso, foi constantemente lembrado para as seleções de base. Também passou a figurar nas listas especulativas do mercado europeu.

Em 2016, porém, veio o primeiro episódio que fez a relação entre Rodrigo Caio e São Paulo estremecer. Após derrota para o The Strongest, da Bolívia, por 1 a 0, na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, Rodrigo Gaspar, então assessor da presidência, chamou o zagueiro de "jogador de condomínio" em uma rede social.

Rodrigo Caio comemora gol da vitória do São Paulo sobre o Linense - Rubens Chiri/São Paulo - Rubens Chiri/São Paulo
Imagem: Rubens Chiri/São Paulo

No ano seguinte, mais uma página. Em um clássico com o Corinthians, num lance em que foi proteger a bola em frente ao atacante Jô, acabou atingindo o goleiro Renan Ribeiro. O árbitro daria amarelo para o corintiano, mas Rodrigo Caio avisou que tinha sido ele a trombar com o companheiro. A atitude não pegou bem entre companheiros e muitos torcedores.

Depois de um 2018 abaixo do esperado, já desgastado, Rodrigo Caio chegou a fazer exames para acertar com o Barcelona, da Espanha, mas a negociação foi frustrada e ele assinou com o Flamengo, que investiu quase R$ 25 milhões para contar com o zagueiro.

"Lembro que, quando terminou o ano, falei com a minha família: preciso buscar algo novo, preciso me reinventar porque, se não, vou acabar com a minha carreira. Eu não estou feliz", disse, em entrevista ao Esporte Espetacular, no fim de março.

Assim, a história de Rodrigo Caio com o São Paulo acabou de uma forma que o jogador e o clube certamente não imaginavam. Mas as páginas com o Flamengo começaram a ser escritas. Titular desde a chegada, já foi dupla de Rhodolfo, Léo Duarte e, agora, Pablo Marí. O camisa 3 demonstrou evolução e vem sendo um dos líderes da equipe rubro-negra, que está na liderança do Campeonato Brasileiro e na semifinal da Libertadores.

Prova disso foi que esteve na lista do técnico Tite para os amistosos contra Senegal e Nigéria, que serão realizados nos dias 10 e 13 de outubro, desfalque lamentado pelo Flamengo. Mas isso fica para depois. Agora o jogador está pronto para um jogo sem dúvida especial em sua carreira.