Topo

Sylvinho passa apuros no Lyon e já gera pressão em Juninho

Sylvinho e Juninho Pernambucano são apresentados no Lyon - Divulgação
Sylvinho e Juninho Pernambucano são apresentados no Lyon Imagem: Divulgação

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (França)

27/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Sylvinho não vence há seis jogos como técnico do Lyon
  • Até o presidente do clube já reclama do rendimento do time
  • Imprensa reclama que brasileiro não fala francês
  • Entrevistas são em português e orientações aos jogadores, em inglês

O primeiro trabalho de Sylvinho como treinador de futebol já enfrenta duros questionamentos. O técnico do Lyon carrega cobrança pública até do presidente do clube, e consequentemente, leva a pressão até Juninho, diretor esportivo responsável por sua contratação. As críticas ao ex-lateral também aparecem na mídia francesa e ganham força entre os torcedores.

O momento do Lyon é ruim. Os seis jogos sem vitória, sendo quatro empates e duas derrotas, é a pior sequência do time desde a temporada 2013-2014. E ela, claro, é a principal responsável pela pressão no trabalho de Sylvinho.

"O Sylvinho e o Juninho têm a minha confiança, mas você precisa ter resultados. Essa é a lei do futebol", disse o presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas. "Acho que estamos um pouco falhos. É porque é o começo? Nos falta um pouco de experiência? Teremos que fazer as perguntas apropriadas para não ser tarde demais. Não começamos bem tanto no Campeonato Francês, quanto na Liga dos Campeões", concluiu.

O presidente deu as declarações de questionamento sobre a dupla brasileira depois da derrota do Lyon para o PSG por 1 a 0, em casa, no final de semana. A pressão, no entanto, aumentou ainda mais com o empate por 2 a 2 diante do Brest, fora de casa, na quarta-feira.

"Faltam ritmo e personalidade para esse time do Lyon. As alterações do Sylvinho são feitas posição por posição e não agregam valor. E os jogadores substituídos sempre são os que deveriam permanecer em campo", opinou o ex-goleiro do Lyon, Nicolas Puydebois, atualmente comentarista esportivo na França.

Com os torcedores, Sylvinho ainda desagrada por dar todas as entrevistas coletivas em português. O treinador não domina o francês e adota o inglês para conversar com o elenco. Peça chave no quesito da comunicação com os franceses é o auxiliar técnico, o ex-zagueiro Caçapa, que defendeu o Lyon como jogador de 2000 a 2007.

Nas entrevistas de Sylvinho, um ponto que chateia os torcedores é o abuso da palavra "confiança" para explicar os resultados do Lyon. Os questionamentos frequentes dos jornalistas sobre postura tática da equipe não são respondidos com profundidade.

"Temos uma falta de confiança e isso nos gera medo. Mudamos de tática, mudamos alguns jogadores pela sequência de partidas, mas não podemos falar disso se não temos confiança. Estou um pouco preocupado com os resultados, mas o primeiro passo é a restauração da confiança. Para isso, precisamos vencer jogos. Temos que trabalhar duas vezes mais para recuperar essa confiança", disse Sylvinho após o empate contra o Brest.

A contratação de Sylvinho sempre, foi encarada como uma incógnita pelos franceses pelo currículo sem experiência na função. O ex-lateral esquerdo de 45 anos tem trabalhos destacáveis positivamente como auxiliar na Inter de Milão, entre 2014 e 2016 quando Roberto Mancini era o técnico, e na seleção brasileira entre 2016 e 2019 com Tite.

O desempenho fraco atual contrasta com um início arrasador. Os dois únicos triunfos aconteceram nas duas primeiras partidas da temporada há mais de um mês, 3 a 0 no Mônaco e goleada de 6 a 0 no Angers. No Campeonato Francês, o Lyon ocupa a 11ª colocação, com nove pontos após sete rodadas.