Topo

Rodrigo Santana segue no comando do Atlético-MG, mas enfrenta forte pressão

Rodrigo Santana, treinador do Atlético-MG, terá a incumbência de melhorar o time no restante de 2019 - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Rodrigo Santana, treinador do Atlético-MG, terá a incumbência de melhorar o time no restante de 2019 Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Rodrigo Santana segue no Atlético-MG mesmo após eliminação na Sul-Americana e série de derrotas no Brasileiro
  • Diretoria mantém confiança no trabalho do treinador após a queda para o Colón na semifinal do torneio continental
  • Ele terá a incumbência de recuperar o desempenho da equipe nos jogos contra Ceará e Vasco pelo Brasileiro

Rodrigo Santana está na corda bamba no Atlético-MG. O técnico segue no cargo mesmo depois da eliminação para o Colón (ARG) na semifinal da Copa Sul-Americana 2019 em pleno Mineirão. No entanto, volta a jogar pelo Brasileirão sob olhares de desconfiança.

O momento conturbado do time na temporada, eliminado do torneio continental e com seis derrotas consecutivas no Brasileiro, põe o técnico em xeque na Cidade do Galo. A diretoria segue com o discurso de confiança no trabalho iniciado em abril, logo após a demissão de Levir Culpi. A situação do treinador, contudo, não é nada fácil e vira uma incógnita.

Perguntado sobre a sua sequência na noite de ontem, ele respondeu: "Olha, hoje eu te confesso que estou triste pela eliminação, mas em momento nenhum senti o meu cargo ameaçado. A nossa diretoria tem homens de palavra e eles sempre passam confiança para a gente. Não é qualquer diretoria que pega sete derrotas e mantém um treinador na primeira Série A dele. A gente sabe como é o futebol, é resultado", declarou.

"As pessoas começam a falar: 'Tem um tal livre, outro ali livre'. Eu olho só para o trabalho, foco só no meu trabalho. Quero o melhor para o Galo. Independentemente do que a diretoria tomar de atitude, eu procuro fazer o meu melhor. Eu sigo trabalhando tranquilamente", acrescentou.

Mesmo que continue respaldado pelo diretor de futebol Rui Costa e pelo presidente Sérgio Sette Câmara, Santana sabe da necessidade de buscar triunfos contra os próximos adversários no Brasileirão, Ceará e Vasco.

A equipe precisa de resultados positivos para se manter na primeira metade da tabela de classificação do Brasileiro. Até 10 de agosto passado, o Atlético ocupava a quarta colocação da competição. Com uma sequência de seis tropeços, despencou para décimo, com 27 pontos. Parece cada vez mais distante de uma disputa entre os seis primeiros, que garantem uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Hoje, o Galo está oito pontos atrás do São Paulo, sexto.

No mesmo compasso em que houve distanciamento do grupo que se classifica para a Libertadores, a equipe fica mais perto da zona de rebaixamento. A equipe está oito pontos à frente do Cruzeiro, primeiro do grupo de descenso.

Agora, com todas as fichas no Brasileiro, o Atlético tenta melhorar o rendimento no torneio, e Rodrigo Santana depende disso para seguir no time. O próximo jogo será no domingo (29), às 19h (de Brasília), diante do Ceará.