Topo

São Paulo

Surpreendido por Cuca, São Paulo reage rapidamente e anuncia Fernando Diniz

Fernando Diniz orienta o Fluminense diante do Internacional em jogo pelo Campeonato Brasileiro 2019 - Thiago Ribeiro/AGIF
Fernando Diniz orienta o Fluminense diante do Internacional em jogo pelo Campeonato Brasileiro 2019 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/09/2019 23h46Atualizada em 27/09/2019 00h45

Resumo da notícia

  • Clube não esperava demissão de Cuca; mas contrata substituto horas depois
  • Diniz será apresentado nesta sexta e já dirige time no sábado contra Flamengo
  • Vagner Mancini, que chegou a ser anunciado como interino, deixa o clube

O São Paulo anunciou Fernando Diniz como seu novo treinador ao final da noite desta quinta-feira (26). O comunicado foi feito pelas redes sociais do clube, no mesmo dia que o técnico Cuca pediu demissão do Tricolor, pegando a diretoria de surpresa.

De acordo com o texto publicado no site do clube, o treinador de 45 anos já vai comandar as atividades no CT da Barra Funda amanhã (28) pela manhã, antes de ser apresentado oficialmente à torcida. Às 13h (horário de Brasília), a equipe tem viagem marcada para o Rio de Janeiro. No sábado, encontro marcado com Flamengo, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ou seja: Diniz já terá missão ingrata logo em sua estreia estreia, contra o líder, que vem de oito vitórias seguidas pela competição.

Depois da saída de Cuca, o plano inicialmente anunciado pelo diretor de futebol Raí era de que o coordenador técnico Vagner Mancini fosse assumir o cargo interinamente. Essa nova gestão de Mancini na verdade, que chegou a dirigir o time neste ano enquanto Cuca aguardava liberação médica, nem começou. Horas depois veio anúncio de Diniz. Como consequência, o coordenador preferiu se desligar do clube. Na visão de Mancini, era hora de abrir espaço para formação de uma nova comissão técnica, independente.

Ao contrário do que aconteceu nos constantes processos de troca de técnico do São Paulo nos últimos anos, desta vez a diretoria foi pega de surpresa. Desde o início da gestão de Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, quando o clube iria alterar o seu comando técnico, era comum que alguma negociação estivesse engatilhada ou que o clube ao menos tivesse um nome como prioridade clara. Não foi o caso com Diniz, embora a negociação tenha avançado de modo rápido.

"É um sonho realizado. Estou muito feliz e pronto para este novo desafio na minha carreira. Tenho certeza de que faremos um grande trabalho juntos", disse o treinador ao site do São Paulo.

Diniz chegará ao clube acompanhado pelo preparador físico Wagner Bertelli e pelo auxiliar técnico Márcio Araújo. Em seu último trabalho, no Fluminense, o treinador disputou 44 partidas, venceu 17, empatou 11 e perdeu 15, com 49,24% de aproveitamento. Ele foi demitido em agosto, quando o time carioca estava na zona de rebaixamento do Brasileirão.

São Paulo