Topo

Internacional

Odair diz que árbitro e Gaciba deveriam dar explicações após queda do Inter

Do UOL, em Porto Alegre

26/09/2019 00h49

O técnico Odair Hellmann estava muito irritado após a derrota do Inter para o Flamengo por 3 a 1, pela 21ª rodada do Brasileiro. O motivo para isso foi a arbitragem de Luiz Flávio de Oliveira. O treinador do time gaúcho disse que o juiz e Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, é que deveriam dar explicações.

"Vou falar com tranquilidade o que eu vi na partida. Vocês sabem que eu adotei, depois de alguns jogos, a conduta de não falar sobre arbitragem. Mas hoje aconteceu um fato inédito. Quem deveria estar dando explicações aqui era o Gaciba e o Luiz Flávio. Eu acho que foi pênalti no Gabriel (do Fla). Mas ele trocou o cartão. O jogo estava igual até aquele momento. Nós tivemos uma boa imposição", começou.

Segundo o técnico do Inter, o VAR deveria ao menos ser analisado no lance. Sem observar o vídeo, o juiz marcou pênalti e ainda expulsou Bruno.

"Vinha dando certo. E depois da expulsão tivemos que conversar com o Luiz Flávio para perguntar o que ele fez no jogo. A minha visão, que eu observei no campo, e com toda sinceridade, foi pênalti no Gabriel. Não sei se era para vermelho, e ele trocou o cartão. E tudo sem chamar o VAR. O VAR passeou no Maracanã. E aí muda o jogo todo. Mesmo assim, a gente consegue, com um a menos, fechar o centro do campo. Corremos riscos, mas não tem o que fazer. Criamos, saímos, teve um pênalti claro (no Guerrero), o mesmo lance, e ele não deu. Nem mesmo chamou o VAR. Com o mesmo deslocamento do pênalti que tinha marcado", seguiu.

E em seguida ao lance em que reclama pênalti, Odair vê o árbitro expulsar Guerrero e, na avaliação dele, definir o rumo da partida.

"A partir daí, o Guerrero sofreu sucessivas faltas. Sempre na imposição do Rodrigo Caio por cima. Umas ele deu falta, outras não. Até aquele lance em que três jogadores fazem falta no Guerrero. Ali ele acaba com uma partida de futebol. Ele é o responsável por isso e tem que responder ao torcedor. No lance, não quebram o Guerrero, ele sofre a falta, só que o Guerrero não vê o rosto sangrando. Ele reclama, já está irritado com pênalti, e quando vê o rosto sangrando, ele se assusta e sai fora de si, faz movimento com a mão, fala, e o juiz resolve expulsar o Guerrero. Dois erros. Se ele dá a falta, o Guerrero não se irrita. Quando ele vê o sangue, sai fora de si e neste segundo ele expulsa o Guerrero. Daí, o que você vai fazer com dois a menos no Maracanã?", explicou.

O Inter até chegou a empatar no segundo tempo, mesmo com dois jogadores a menos, mas sofreu dois gols em seguida por não conseguir sustentar o resultado.

Na avaliação do comando técnico, o ocorrido em campo deveria ser explicado pelo juiz e o comando de arbitragem.

"O que eu posso dizer é que lamentamos a derrota, viemos aqui buscar um bom resultado, mas a partir do 1 a 0, é Luiz Flávio e o Gaciba que têm que explicar", finalizou.

Com 36 pontos, o Internacional ocupa a quarta colocação no Brasileiro. No domingo, o time gaúcho enfrenta o Palmeiras.

Internacional