Topo

Atlético-MG

Atlético-MG busca vaga por contas em dia e sequência de Rodrigo Santana

Rodrigo Santana, técnico do Atlético-MG, acompanha jogo da equipe - Bruno Cantini / Atletico
Rodrigo Santana, técnico do Atlético-MG, acompanha jogo da equipe Imagem: Bruno Cantini / Atletico

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/09/2019 04h00

O Atlético-MG entra em campo hoje, às 21h30 (de Brasília), diante do Colón (ARG), para tentar uma classificação à final da Copa Sul-Americana 2019. Não é só o prestígio de vencer a competição que chama a atenção do clube. A premiação milionária, que ajudaria o clube a sair da atual crise financeira, e a situação de Rodrigo Santana também estão em jogo no Mineirão.

A simples classificação para a finalíssima do torneio é o suficiente para colocar as contas em dia na Cidade do Galo. Isso porque a Conmebol pagará US$ 4,5 milhões (R$ 18,7 milhões) para o vice-campeão, o que equivale a mais de dois meses de salários do elenco. Portanto, basta chegar à decisão que o time terá dinheiro o suficiente para ajustar a situação financeira.

Hoje, a diretoria tem algumas pendências com o elenco. Depois de Réver, foi a vez de Jair confirmar que há atrasos nos pagamentos aos atletas.

"Pendências existem, assim como na maioria dos clubes do Brasil. A gente não está pensando nisso, porque é um momento importante, a gente tem que entrar com tudo", declarou o volante em entrevista coletiva na tarde de ontem.

Porém, não é só a questão financeira que está em jogo na volta da semifinal da Copa Sul-Americana. A situação de Rodrigo Santana também entra em pauta em um momento decisivo na temporada.

A diretoria adota um discurso de prestígio ao treinador. No entanto, há pressão sobre o seu trabalho. A queda de rendimento apresentada nos últimos jogos é o que o deixa em momento difícil e na corda bamba na Cidade do Galo.

Ele viu a sua equipe cair da quarta para a décima posição do Campeonato Brasileiro em quase dois meses. O time foi derrotado em seis jogos seguidos - Athletico Paranaense, Bahia, Corinthians, Botafogo, Internacional e Avaí - e está distante da luta por uma vaga entre os seis primeiros colocados, aqueles que têm direito a uma vaga na próxima edição da Libertadores.

Uma classificação à final da Copa Sul-Americana pode tirar a pressão sobre os ombros do técnico e dar um futuro ainda maior a ele na Cidade do Galo. Hoje, a chance de vencer o torneio é o que o mantém vivo no clube.

Em entrevista coletiva, Jair adotou um discurso ameno ao ser questionado sobre a pressão ao treinador: "É como eu falei, assim como a gente estava passando por uma fase ruim, a partir de amanhã [hoje], a gente vai retomar as vitórias que estavam vindo. Confiança, o grupo está confiante para o jogo. É fazer por merecer e fazer um grande jogo para ir à final."

Depois de perder a ida por 2 a 1 na Argentina, o Galo precisa somente de um triunfo por 1 a 0 para assegurar a ida para a decisão.

Ficha técnica
Atlético-MG x Colón (ARG)

Motivo: volta da semifinal da Sul-Americana 2019
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de setembro de 2019 (quinta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Rojas (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán e Dionisio Ruiz (COL)
VAR: Esteban Ostojich (URU)

Atlético-MG: Cleiton; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Jair, Elias, Vinícius, Juan Cazares e Chará (Luan); Franco Di Santo (Ricardo Oliveira). Técnico: Rodrigo Santana.

Colón (ARG): Burián; Vigo, Ortiz, Olivera e Escobar (Fritzler); Zuqui, Lértora, Aliendro e Estigarribia; 'Pulga' Rodríguez e Morelo. Técnico: Pablo Lavallén.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, 26 de setembro é quinta-feira e não quarta. O erro foi corrigido.

Atlético-MG