Topo

Ceará e Cruzeiro fazem bom jogo, mas empate fica ruim para os dois lados

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2019 21h24

Ceará e Cruzeiro abriram a 21ª rodada do Brasileirão e fizeram uma partida muito movimentada no Castelão. Mas o placar não saiu do 0 a 0, resultado que não agrada às duas equipes. Os mineiros fizeram um primeiro tempo melhor, mas o Vovô acelerou na etapa final, cresceu no jogo e criou boas chances nos minutos finais. Em comum, ambos chamaram atenção por ansiedade e nervosismo na hora de finalizar para o gol.

Com o resultado, o Ceará vai aos 23 pontos e segue acompanhado de perto pelos últimos colocados. O Cruzeiro vai aos 19 e dorme provisoriamente fora da zona do rebaixamento, mas poderá voltar para o Z-4 na quinta-feira (26), dependendo dos resultados do CSA, Fluminense e até Avaí.

Quem foi bem: goleiros brilham e evitam derrota

Diogo Silva e Fábio fizeram boas defesas ao longo da partida e foram responsáveis pelo placar em branco. No primeiro tempo, o goleiro do Ceará teve participação providencial em lances muito perigosos criados pelo Cruzeiro. Na etapa final, foi a fez do camisa 1 celeste parar a blitz alvinegra.

Rogério Ceni reencontra velho conhecido

Técnico do Fortaleza por mais de um ano, Ceni se acostumou a jogar clássicos no Castelão. Antes de ir para o Cruzeiro, sua última partida pelo Leão do Pici foi justamente contra o Vovô. Vaiado no retorno, manteve o estilo inquieto à beira do campo. Agora, no retrospecto contra o Ceará, ele tem duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

Ceará marca alto, mas perde o meio-campo e passa sufoco

O time da casa começou a partida bem, tentando pressionar o Cruzeiro, mas perdeu campo com o passar do tempo e foi vítima da baixa produção técnica. A superioridade numérica na faixa central permitiu que os mineiros chegassem com mais homens para gerar em descidas perigosas. O Vovô só voltou a ameaçar a meta de Fábio no final do primeiro tempo, reanimando seu torcedor, até então impaciente.

Pedro Rocha perde duas boas chances e sai machucado

O Cruzeiro não se acanhou e começou o jogo melhor, com boas movimentações e troca de passes. Mas, apesar da personalidade, faltou mais tranquilidade na hora da conclusão. Pedro Rocha dividiu uma jogada dentro da pequena área, mas cabeceou mal. Na segunda boa chance da partida, o atacante recebeu de frente para o gol e chutou por cima. Quando colocou a bola para dentro, Pedro foi pego em impedimento e teve seu gol corretamente anulado. Após o lance, queixou-se de dores e deixou o campo.

Ansiedade persiste e prejudica ações ofensivas

A importância da vitória fez com que o jogo recomeçasse elétrico no segundo tempo, com as duas equipes buscando o ataque sem parar. O problema foi a repetição de velhos erros, muitos por causa do nervosismo. Egídio fez um corte providencial na zaga e impediu que o contra-ataque do Ceará terminasse cara a cara com Fábio. Mais tarde, Bergson recebeu em boas condições, mas se atrapalhou no domínio. Depois, deixou o campo vaiado. No Cruzeiro, Orejuela encontrou David livre dentro da área, mas o atacante pegou mal na bola e isolou.

Matheus Gonçalves incendeia e Fábio faz dois milagres em um lance

A entrada de Matheus Gonçalves incendiou o jogo — a favor do Ceará. Em descida rápida, ele entortou Dedé e parou no goleiro Fábio. Felippe Cardoso pegou a sobra, mas teve o chute bloqueado pelo camisa 1 celeste. A bola ainda ficou viva dentro da área, quando Galhardo finalizou na junção da trave. Minutos mais tarde, o Cruzeiro errou na saída de bola, e Matheus recebeu livre dentro da área, mas tirou demais de Fábio e desperdiçou uma chance incrível de frente para o gol.

Jogo termina emocionante, mas sem gols

Após as ótimas chances criadas, o Ceará foi todo para o ataque em busca do gol da vitória. Mas a postura abriu espaço para o Cruzeiro se reanimar na partida. Os dez minutos finais foram lá e cá e contaram com muita emoção em campo. Só faltou o gol.

Henrique completa 500 jogos pelo Cruzeiro

Capitão do Cruzeiro, Henrique completou 500 jogos pelo clube. Em sua segunda passagem pela equipe, ele já conquistou dez títulos e é o oitavo jogador que mais vestiu a camisa celeste em toda a história (só perde para Fábio no atual elenco).

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0x0 CRUZEIRO

Motivo: 21ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 25/09/2019, às 19h30 (de Brasília)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)

Cartões amarelos: Leandro Carvalho, Samuel Xavier (CEA), Fabrício Bruno, Fábio, Fred (CRU)
Cartão vermelho: - - -

CEARÁ: Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Valdo e Carleto; Fabinho, Ricardinho, Thiago Galhardo, Felipe Silva (Matheus Gonçalves); Leandro Carvalho (Wescley) e Bergson (Felippe Cardoso). Técnico: Enderson Moreira.

CRUZEIRO: Fábio; Orejuela, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Éderson; Marquinhos Gabriel, Robinho (Ezequiel), David (Mauricio); Pedro Rocha (Pedro Rocha). Técnico: Rogério Ceni.