Topo

Botafogo

Botafogo quer Barroca em 2020 para repetir fórmula com Cuca no clube

Eduardo Barroca segue com moral com a diretoria, que tem planos para o treinador em 2020 - Vítor Silva/Botafogo
Eduardo Barroca segue com moral com a diretoria, que tem planos para o treinador em 2020 Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2019 04h00

O técnico Eduardo Barroca assumiu o Botafogo e logo deu boa resposta. Mesmo com elenco limitado, conseguiu manter o time no meio de tabela e ainda com possibilidades de brigar por uma vaga na Libertadores. Apesar de alguns tropeços, o treinador segue com muita moral no clube. Tanto que seu nome é praticamente certo para seguir no Alvinegro em 2020.

Além da identificação com o Botafogo, Barroca tem alguns trunfos a seu favor. A diretoria entende que sua visão de futebol é semelhante àquela valorizada historicamente dentro clube e que ele merece a possibilidade de iniciar uma temporada à frente do time. Nesse caso, o técnico poderia contribuir diretamente com a formação de um novo elenco.

A fórmula seria a mesma utilizada pelo Botafogo uma década atrás com Cuca, que esperou um ano para poder montar um elenco com suas características preferidas. Seu trabalho teve grande repercussão em 2007. Ainda hoje, o bom desempenho no Brasileiro e na Copa do Brasil, na qual caíram na semifinal, além do vice no Carioca, são motivo de orgulho para vários torcedores.

Isso basta para dizer que Cuca marcou época no Botafogo e ainda é parâmetro para outros treinadores. Barroca tem a oportunidade de fazer o Alvinegro novamente jogar um futebol envolvente. O objetivo era que isso ocorresse já em 2019, mas o time perdeu peças importantes e não conseguiu repor no mercado devido à crise financeira que enfrenta.

Ainda assim, o trabalho do treinador é considerado muito positivo no geral. Para seus admiradores mais entusiasmados, num momento em que o clube tenta virar empresa, buscando uma gestão mais eficiente e de mais recursos, a expectativa é que o Botafogo possa montar elenco mais qualificado. Nesse cenário hipotético, Barroca ainda é visto como a pessoa certa para comandar o processo.

Botafogo