Topo

The Best: Rapinoe, dos EUA, é eleita melhor jogadora do mundo na temporada

Megan Rapinoe posa para foto na premiação The Best, da Fifa - Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
Megan Rapinoe posa para foto na premiação The Best, da Fifa Imagem: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/09/2019 17h05

Megan Rapinoe foi eleita hoje (23) na premiação The Best, da Fifa, como melhor jogadora do planeta na temporada 2018/2019. A jogadora do Reign FC conquistou a Copa do Mundo feminina de 2019 com a seleção dos Estados Unidos e foi a grande estrela do time.

Ela leva o prêmio para casa após superar a compatriota Alex Morgan, que, assim como ela, foi artilheira do Mundial com seis gols, e a inglesa Lucy Bronze, que foi eleita pela Uefa como melhor jogadora da Europa na temporada.

"Não consigo dizer o quanto estou feliz. O Messi [vencedor do prêmio masculino] podia ter me dado uma dica! Estou sem palavras, e não acreditaria se alguém tivesse dito que isso aconteceria comigo. Preciso agradecer à minha família e à minha namorada, que não pôde estar aqui. Muito obrigada por todo o apoio que vocês me deram em todos estes anos. Todos os meus treinadores. Jill Ellis [técnica campeã mundial com os EUA em 2019], que nos colocou em uma grande posição de sucesso. Todas as minhas colegas de equipe, que sempre compartilharam tudo comigo", afirmou Rapinoe.

"Muito obrigada a todas as jogadoras com as quais eu joguei no passado. Foi um ano incrível para o futebol feminino. Para vocês que estão um pouco atrasados à festa, vou perdoá-los. Está apenas começando, mas foi realmente incrível. A Federação Francesa e a Fifa fizeram uma grande Copa do Mundo, e fazer parte disto foi indescritível. O público, o entusiasmo, o clima no estádio... Foi tudo incrível", exaltou.

Hoje aos 34 anos, Rapinoe viu seu nome virar notícia também por causa de Donald Trump. Antes mesmo de ser campeã, ela anunciou que não visitaria a Casa Branca em caso de título; o presidente norte-americano ironizou e disse que ela precisava vencer primeiro. Ela conseguiu e, de quebra, foi eleita melhor atleta do Mundial.

rapinoe - Emilio Andreoli/Getty Images - Emilio Andreoli/Getty Images
Imagem: Emilio Andreoli/Getty Images

Rapinoe, como de costume, falou sobre temas sociais como machismo, homofobia e racismo em seu discurso. Ela se lembrou do caso de Sahar Khodayari, garota iraniana que se suicidou ateando fogo ao próprio corpo após ser presa por assistir à uma partida de futebol.

"O Infantino [presidente da Fifa] falou um pouco sobre tudo o que eu falaria. Uma das histórias que me inspirou neste ano foi de Raheem Sterling, que fez grandes coisas em campo, mas a maneira como discutiu o racismo foi muito importante. A torcedora iraniana que colocou fogo no próprio corpo porque foi assistir a um jogo. As incontáveis jogadoras LGBT que lutam todos os dias para estar neste jogo que amamos, mas, principalmente, lutando contra a homofobia. Estas histórias me inspiram e me entristecem", disse ela.

"Se realmente queremos mudanças significativas, seria excelente se todo mundo se posicionasse contra o racismo e a homofobia como todas estas pessoas se manifestaram. Se todos se posicionassem a favor da igualdade salarial [entre gêneros], isto seria muito importante. Temos uma grande oportunidade como atletas profissionais. Temos muito sucesso financeiro e, de outros modos, temos grandes plataformas", acrescentou Megan.

"Eu acho que todos aqui temos oportunidade e este palanque para levantar as pessoas. Compartilhem o sucesso, temos a oportunidade no futebol de usar este lindo jogo para realmente mudar o mundo para melhor. É isto que eu peço para todos, levem isto para seus corações. Temos um poder incrível nesta sala. Muito obrigada, é uma grande honra", completou a craque.

No ano passado, o The Best de melhor jogadora da temporada foi dado à brasileira Marta, recordista com seis troféus na carreira; em 2019, a camisa 10 do Brasil não foi indicada, mas foi lembrada como parte da seleção do ano no futebol feminino.