Topo

Grêmio aposta em Luan como substituto de Jean Pyerre e se anima após gol

Luan foi a primeira escolha de Renato Gaúcho após perder Jean Pyerre, lesionado - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Luan foi a primeira escolha de Renato Gaúcho após perder Jean Pyerre, lesionado Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

23/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • O meia-atacante Jean Pyerre virou titular em abril ao ganhar a vaga de Luan
  • Agora, com lesão muscular de grau dois na coxa deve ficar fora dos próximos jogos e devolver o posto
  • Luan deve aassumir em bom momento, após abrir o placar contra o Santos
  • Além de Luan, Renato Portaluppi pode optar por Thaciano, Diego Tardelli e Patrick

Jean Pyerre pegou a vaga que era de Luan, lá em abril, e deve devolver o lugar no time titular do Grêmio ao mesmo Luan. Com lesão muscular de grau dois na coxa, o jovem meia-atacante está virtualmente fora dos dois jogos contra o Flamengo, pela semifinal da Libertadores, e a primeira opção escolhida para substituir o camisa 21 foi quem já teve status de peça-chave na equipe de Renato Gaúcho.

O gol marcado diante do Santos, de certa forma, dá alento. Luan abriu o placar na vitória do Grêmio em plena Vila Belmiro. O histórico 3 a 0 embala o time gaúcho e dá moral ao próprio meia-atacante.

O desempenho de Luan contra o Santos lembrou bastante a atuação dele contra o Internacional, no Gre-Nal 421. Discreto ao máximo, mas decisivo. No Beira-Rio, o camisa 7 apareceu para marcar de cabeça e arrancar empate contra o arquirrival. Em Santos, o jogo apagado se transformou em desempenho com pitadas de oportunismo.

"O Luan foi o melhor jogador das Américas em 2017, chegou à seleção brasileira e a gente torce por ele. Espera que ele volte a jogar todo o futebol dele", disse Renato Gaúcho depois da vitória por 3 a 0 em Santos no sábado (21).

Luan também espera. Depois de não fechar com nenhum clube europeu na última janela, o meia ganha oportunidade em um momento decisivo da temporada. No dia a dia, comentou que a chance chega em boa hora para deslanchar. Internamente, ainda existe preocupação em relação à parte física do camisa 7.

Contra o Santos, Luan ficou em campo por 77 minutos. Distribuiu passes curtos, acertou lançamentos de média e longa distância para Everton, Alisson e Diego Tardelli. Mas também foi um dos jogadores que mais sofreu faltas. E pior: o segundo que mais perdeu a bola no Grêmio.

A concorrência para vaga de Jean Pyerre existe, mas não é tão avassaladora como em outros setores do time. Além de Luan, Thaciano, Diego Tardelli e Patrick podem desempenhar a função. Nenhum deles chega perto do status do camisa 7, ídolo da torcida e herói na Copa do Brasil de 2016 e Libertadores de 2017.

O trabalho da comissão técnica é ajustar o desempenho de Luan e encaixar o time para os duelos com o Flamengo. Até lá, restam duas partidas: Avaí, na quinta-feira em Porto Alegre, e Fluminense, no domingo no Rio de Janeiro.