Topo

Brasileiros pelo mundo: Coutinho, Neymar e Firmino brilham, e Fred vai mal

Philippe Coutinho marca pela primeira vez com a camisa do Bayern de Munique - A. Hassestein/Getty Images
Philippe Coutinho marca pela primeira vez com a camisa do Bayern de Munique Imagem: A. Hassestein/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/09/2019 04h00

A rodada do fim de semana teve Philippe Coutinho voltando a sentir o gosto do que é estar nas manchetes de forma positiva. Com seu primeiro gol e uma assistência pelo Bayern, o meio-campista foi um dos melhores jogadores brasileiros na Europa. Outros como Roberto Firmino e Fernandinho também foram bem. Neymar marcou o gol da vitória mais uma vez e voltou a superar a sua crise com a torcida no PSG.

Por outro lado, nomes que também já estiveram nas listas de Tite não tiveram tanto destaque. Fred, Richarlison e Andreas Pereira não ouviram tantos elogios de seus torcedores.

Foram bem:

Philippe Coutinho (Bayern de Munique)

O meia brasileiro exerceu uma função ofensiva importante na goleada por 4 a 0 do Bayern de Munique sobre o Colônia, pelo Campeonato Alemão. Neste fim de semana, Coutinho anotou o primeiro gol com a camisa do clube da Baviera e ainda deu assistência para Perisic fechar o marcador. O jogador revelado pelo Vasco atuou durante os 90 minutos.

Neymar (PSG)

Depois de fazer um golaço sendo vaiado pela sua própria torcida, Neymar agora resolveu mostrar aos adversários como é que se faz. O brasileiro foi vaiado, viu a torcida rival atirar objetos em sua direção durante uma cobrança de escanteio, mas não se abalou e voltou a ser decisivo. Com um belo gol no fim do segundo tempo, ele definiu a vitória contra o Lyon. Será que os torcedores do PSG vão dar o perdão?

Neymar comemora gol do PSG sobre o Lyon - Emmanuel Foudrot/Reuters - Emmanuel Foudrot/Reuters
Neymar comemora gol do PSG sobre o Lyon
Imagem: Emmanuel Foudrot/Reuters

Fernandinho (Manchester City)

O Manchester City simplesmente fez 8 a 0 no Watford, pela rodada do Campeonato Inglês. A vitória absurda contou com mais uma atuação de alto nível de Fernandinho. Improvisado na zaga por problemas de lesão do elenco, o brasileiro fez desarmes importantes e interceptou pelo menos três lances que impediram contra-ataques potencialmente perigosos para o gol de Ederson.

Roberto Firmino comemora gol com Sadio Mané e Andrew Robertson no Stamford Bridge - John Sibley/Reuters - John Sibley/Reuters
Roberto Firmino comemora gol com Sadio Mané e Andrew Robertson no Stamford Bridge
Imagem: John Sibley/Reuters

Roberto Firmino (Liverpool)

O camisa 9 do Liverpool foi decisivo para a vitória sobre o Chelsea. Firmino mostrou boa movimentação, construiu perigosas jogadas de ataque e anotou o segundo gol do triunfo por 2 a 1, que manteve os 100% de aproveitamento da equipe no Campeonato Inglês. O jogador da seleção só não teve uma noite ainda mais goleadora por conta de Kepa, dono de uma grande defesa após finalização do ex-Figueirense.

Felipe Anderson (West Ham)

O meia é peça fundamental na boa fase do West Ham, quinto colocado na Premier League. Diante do Manchester United, o ex-santista deu assistência para Yarmolenko abrir o placar na vitória por 2 a 0, em Londres. O jogador brasileiro atuou durante 70 minutos contra os Diabos Vermelhos.

Quem foi mal:

Richarlison (Everton)

Em uma das atuações mais questionáveis do Everton na temporada, Richarlison teve desempenho abaixo do nível que costumeiramente apresenta no Campeonato Inglês. O atacante enfrentou dificuldades e pouco colaborou ofensivamente para a equipe no duelo contra o Sheffield United, que venceu por 2 a 0 e calou o público no estádio Goodison Park.

Richarlison durante jogo entre Everton e Watford - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Richarlison não foi tão bem no jogo pelo Everton
Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Andreas Pereira (Manchester United)

O meio-campista do Manchester United recebeu muitas críticas nas redes sociais pela atuação na derrota contra o West Ham. Embora tenha dado um bom passe em lance de gol perdido por Mata, Andreas Pereira viveu uma jornada de pouca criatividade e sofreu com o fraco desempenho do time.

Fred (Manchester United)

Assim como Andreas Pereira, Fred também não conseguiu se destacar na rodada do último fim de semana. O ex-Inter e jogador de Copa do Mundo entrou no segundo tempo diante do West Ham e pouco produziu.