Topo

Grêmio

Grêmio chega a 90 gols na temporada e retoma briga de melhor ataque

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

22/09/2019 04h00

Dez gols em três jogos, e o Grêmio deu um salto na tabela do Campeonato Brasileiro. Além de subir na classificação, o time gaúcho voltou a mostrar o lado goleador na temporada e alcançou 90 bolas na rede ao longo de todo 2019. Estatística atualizada que recoloca a equipe gremista na briga pelo melhor ataque do futebol nacional neste ano.

Além do 3 a 0 diante do Santos em plena Vila Belmiro ontem (21), a volta do Grêmio artilheiro passa pelas vitórias contra Goiás (3 a 0 em Porto Alegre) e Cruzeiro (4 a 1 em Minas Gerais).

O Flamengo, com 97 gols marcados em 51 jogos, lidera o ranking de ataque mais positivo do Brasil na temporada. Depois aparece o Grêmio e mais abaixo está o Atlético-MG, com 85 gols.

Até o jogo com o Santos, a distância entre os gols marcados por Flamengo e Grêmio era de 10 bolas na rede. Além de encurtar a diferença no atributo, o time gremista fez outra boa atuação.

"Quando falo que meu time é o melhor do Brasil, as pessoas acham que estou menosprezando as outras equipes. Não estou menosprezando ninguém. Infelizmente para a gente estávamos em três competições e perdemos pontos importantes, muitos clubes se distanciaram. Agora estamos recuperando os pontos. Nos últimos três jogos, conseguimos duas grandes vitórias fora de casa. Nosso aproveitamento melhorou bastante no Brasileiro, estamos treinando mais e descansando mais. O Grêmio é isso aí", disse Renato Gaúcho.

No Campeonato Brasileiro, o Grêmio passou a dividir a segunda colocação quando a tabela é ordenada pelo número de gols marcados. São 30 conclusões que terminaram no fundo da rede, mesmo número de Santos e Palmeiras. O Fla, no Brasileirão, é líder isolado do critério: 47 gols marcados.

"A gente treina, tem horas que temos a bola e depois temos que ir para o contra-ataque. Esse resultado mostra que estamos brigando pelo título também no Brasileiro", comentou Matheus Henrique.

No primeiro semestre, com o Campeonato Gaúcho, o Grêmio rivalizou com o Santos pelo status de ataque mais positivo do país. Depois, com a oscilação e adversários mais difíceis, a equipe de Renato Portaluppi perdeu fôlego na disputa.

O Grêmio volta a campo contra o Avaí, na quinta-feira, em Porto Alegre. A partida novamente deverá ser disputada com time titular e pode fazer o clube seguir na escalada de gols.

Grêmio