Topo

Brasileirão - 2019

Arrascaeta faz valer "lei do ex" contra Cruzeiro, e Fla amplia vantagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/09/2019 18h52

Resumo da notícia

  • Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 a 1 e aumentou a vantagem na liderança do Brasileirão
  • Gabigol e Arrascaeta fizeram os dois gols do time carioca; o dos mineiros foi de Thiago Neves
  • Na próxima rodada, o Flamengo encara o Internacional; o Cruzeiro pega o Ceará

O Flamengo visitou o Cruzeiro e deixou o gramado do Mineirão ainda mais líder do Brasileiro na tarde de hoje (21). Com os 2 a 1 sobre o rival, o Fla abriu seis pontos para o Palmeiras, que encara amanhã o Fortaleza. Os mineiros seguem abrindo a zona do rebaixamento. Gabigol abriu o placar, Thiago Neves, de pênalti, deixou tudo igual, mas Arrascaeta fez valer a "lei do ex", e garantiu os três pontos do Rubro-negro, que chegou aos 45.

A partida foi disputada em ritmo intenso, e os rubro-negros tiveram muita dificuldade para bater os donos da casa, que venderam caro o resultado. Ainda que bem posicionado em campo, o Cruzeiro foi vítima de um time que resolve os jogos na individualidade de seus jogadores quando o coletivo não funciona tão bem. A partida foi cheia de alternativas, e as equipes colecionaram chances perdidas de lado a lado.

Na próxima quarta-feira, os rubro-negros recebem a visita do Internacional, 21h30, no Maracanã. No mesmo dia, os cruzeirenses encaram o Ceará, 19h30, no Castelão.

Quem foi bem: Gabigol mantém rotina e brilha
Gabigol - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Gabigol deixou sua marca de novo
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Gabriel não se destacou apenas pelo gol que abriu o placar no Mineirão. Além do cabeceio sem defesa para Fábio, o camisa 9 do Fla não parou de batalhar e pressionar os zagueiros cruzeirenses. Com muita disposição, foi quem mostrou mais vontade nos momentos de baixa da equipe. Com um corta-luz, deixou o caminho livre para Arrascaeta sacramentar o triunfo.

Quem foi mal: Vitinho em outra rotação
Vitinho - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Vitinho não teve boa atuação contra o Cruzeiro
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Escolhido para substituir Éverton Ribeiro, Vitinho teve atuação ruim em Belo Horizonte. Lento e aparentemente sem ritmo de jogo, o atacante perdeu bolas fáceis e tomou diversas decisões erradas. Após se recuperar de uma cirurgia no joelho, essa foi a primeira partida do camisa 11 como titular com Jorge Jesus. Após os 45 minutos abaixo da média, foi substituído por Piris da Motta ainda no intervalo.

Vaiado! Arrascaeta é perseguido por cruzeirenses

Ex-jogador do Cruzeiro, Arrascaeta não teve uma recepção cordial no Mineirão. A cada toque do rubro-negro na bola, vaias dos cruzeirenses ecoaram pelo estádio. Ainda magoada com a saída do jogador para o Fla, a torcida expressou sua insatisfação com o meia durante os 90 minutos. Apesar do ambiente hostil, o uruguaio ampliou a dor de cabeça dos donos da casa ao sacramentar a vitória carioca.

Flamengo: time não repete grandes atuações, mas talentos resolvem

O duelo contra o Cruzeiro esteve longe de ser um dos melhores momentos da equipe no Brasileiro. O início foi até promissor, com o time marcando muito forte e sufocando o rival em seu campo. O gás, no entanto, acabou rápido, e o adversário igualou as coisas. Quando a partida estava completamente aberta, Arão cruzou, Gabigol fez um corta-luz e Arrascaeta bateu sem chances para Fábio. Em um dia não tão bom do coletivo, o brilho individual fez a diferença para o Fla.

Cruzeiro: aposta em contra-ataques

Com menos posse de bola e uma postura mais defensiva, o Cruzeiro resgatou o que era usado no período em que Mano Menezes esteve na Toca da Raposa II. A equipe passou a jogar por contra-ataques para chegar ao setor ofensivo. A velocidade de David e Pedro Rocha foi bastante usada no primeiro tempo do confronto. A dupla, no entanto, não foi tão feliz na conclusão de jogadas. Quando esteve em desvantagem no placar, o time voltou a tentar propor o jogo, mas encontrou dificuldades na forma de atuar do Flamengo, bastante compacto na recomposição.

Cronologia

Após cruzamento de Gerson, Gabigol cabeceou e abriu a contagem aos 6 minutos do primeiro tempo. Aos 37 da etapa inicial, Thiago Neves cobrou pênalti e deixou tudo igual. Aos 21 da etapa final, Arrascaeta desempatou.

Cena forte

Aos 24 minutos do primeiro tempo, Bruno Henrique acertou o braço no rosto de Henrique, que caiu no gramado. O choque gerou um corte profundo abaixo do olho do cruzeirense, que ficou com o rosto e a camisa ensanguentados. No intervalo, os médicos deram quatro pontos no atleta. O rubro-negro foi advertido com o amarelo.

Nova parceira

A partir do jogo de hoje, o Flamengo passou a estampar a marca Azeite Royal em seu meião. O logotipo também vai figurar no uniforme de treino dos profissionais e na camisa da equipe feminina.

CRUZEIRO x FLAMENGO

Data/Hora: 21/09/2019, às 17h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Neuza Ines Back (SP)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Bruno Henrique, Rafinha (FLA); Orejuela, Fred (CRU)
Cartões vermelhos:
Gols:
Gabigol, aos 6 minutos do primeiro tempo; Thiago Neves, aos 37 minutos do primeiro tempo; Arrascaeta, aos 21 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO: Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Éderson (Dodô), Robinho e Thiago Neves (Ezequiel); Pedro Rocha (Fred) e David. Técnico: Rogério Ceni.

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson e Arrascaeta (Rhodolfo); Vitinho (Piris da Motta), Gabriel Barbosa e Bruno Henrique (Berrío). Técnico: Jorge Jesus.