Topo

STJD nega anulação de Náutico x Paysandu e mantém resultado na Série C

O árbitro Leandro Vuaden em jogo entre Náutico e Paysandu - Caio Falcao/AGIF
O árbitro Leandro Vuaden em jogo entre Náutico e Paysandu Imagem: Caio Falcao/AGIF

Do UOL, em São Paulo

20/09/2019 14h38

O Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade na tarde hoje (20) negar o pedido do Paysandu para impugnar o empate com o Náutico há duas semanas pelas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro.

O clube paraense havia pedido a anulação da partida alegando um "erro direito" do árbitro gaúcho Leandro Vuaden, que marcou um pênalti controverso aos 49 minutos do segundo tempo e permitiu o acesso dos pernambucanos à Série B.

Todos os auditores votaram contra o pedido do Paysandu, garantindo um placar de 7 a 0 contra a impugnação. Com a decisão o placar de 2 a 2 conquistado pelo Náutico no Estádios dos Aflitos e a consequente classificação à Série B estão mantidos.

O clube paraense ainda não decidiu se irá recorrer. Como o caso foi julgado pelo pleno do STJD, a possibilidade que resta é apelar à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.

Representado pelo advogado do Michel Assef Filho, o Paysandu argumentou que Vuaden não observou a regra do jogo ao marcar o pênalti depois que a bola tocou no braço de um dos atletas do Paysandu na área. O Náutico e a Federação Pernambucana de Futebol se pronunciaram contra a anulação durante o julgamento.

O árbitro Leandro Vuaden não foi ouvido.

Paysandu - Reprodução - Reprodução
Lance que originou a reclamação do Paysandu aos 49min do segundo tempo
Imagem: Reprodução

O relator do caso Mauro de Lima e Silva e o procurador do tribunal Felipe Bevilacqua não concordaram com a tese do erro de direito, assumindo que partidas de futebol não são passíveis de anulação por erros de interpretação da arbitragem. A mesma interpretação foi seguida pelos auditores do tribunal.

Com isso, a menos que recorra, o Paysandu deve voltar a jogar a Série C em 2020, ao passo que o Náutico segue na disputa pelo título da atual edição: disputa a semifinal com o Juventude.