Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Jesus marca, e City vence Shakhtar em estreia tranquila na Champions

Gabriel Jesus comemora após marcar pelo Manchester City contra o Shakhtar Donetsk - Sergei SUPINSKY / AFP
Gabriel Jesus comemora após marcar pelo Manchester City contra o Shakhtar Donetsk Imagem: Sergei SUPINSKY / AFP

Do UOL, em São Paulo

18/09/2019 17h51

O Manchester City venceu o Shakhtar Donetsk hoje (18), pela terceira vez seguida na Liga dos Campeões, contando duelos em edições anteriores. No Estádio Metalist, da Ucrânia, na estreia das equipes na temporada 2019/2020, os ingleses fizeram 3 a 0 com gols de Mahrez, Gundogan e Gabriel Jesus.

A competição ainda está no começo, mas, por enquanto, o surpreendente líder do Grupo C é o Dinamo Zagreb, que goleou a Atalanta por 4 a 0 (com três gols no primeiro tempo) e assumiu a ponta. O City é o segundo colocado, em desvantagem apenas pelo saldo de gols.

A jogada do primeiro gol do time inglês começou com cruzamento de Gundogan para Gabriel Jesus. O brasileiro girou diante da marcação, fez o pivô e devolveu a bola para o colega alemão, que acertou forte chute na trave. No rebote, Mahrez marcou.

Dá para dizer que Mahrez ganhou este gol de "presente" dos companheiros, mas o segundo teve assinatura dele. O argelino deu bela assistência para Gundogan, que, com igual categoria, colocou a bola no cantinho no gol.

mahrez e gundogan - Gleb Garanich/Reuters - Gleb Garanich/Reuters
Mahrez e Gundogan marcaram pelo Manchester City contra o Shakhtar Donetsk
Imagem: Gleb Garanich/Reuters

Aos 31 do segundo tempo, em rápido contra-ataque criado pelo City após erro de Marlos, De Bruyne lançou Gabriel Jesus. O brasileiro tocou na saída de Pyatov e fez o terceiro de sua equipe.

O placar poderia ter sido mais elástico. Sterling perdeu chance de marcar aos sete do segundo tempo, quando pegou rebote à esquerda da pequena área e acertou a trave. O inglês desperdiçou o momento ideal porque, antes de finalizar, parou para reclamar por não ter recebido a bola.

Esta é a terceira edição seguida da Liga dos Campeões a colocar Manchester City e Shakhtar frente a frente na fase de grupos; em 2017/2018, houve um triunfo para cada lado; na temporada seguinte, em 2018/2019, o time inglês venceu por 3 a 0 e goleou por 6 a 0.