Topo

Narração de gol do Fla em final gera debate entre Bolzan e programa da Fox

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em São Paulo

17/09/2019 14h39

A narração de um hipotético gol de Gabigol em uma final de Copa Libertadores, exibida em março pela "Fox Sports", gerou um debate entre o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., e comentaristas do programa "Fox Sports Rádio" de hoje.

Bolzan concedeu uma entrevista por telefone para reforçar a visão, já apresentada durante um evento de ontem, de que existe um clima de "soberba" e "já ganhou" a favor do Flamengo antes da semifinal entre os clubes na Copa Libertadores. Ao ser interpelado sobre algum fato, o presidente gremista citou um vídeo que circula nas redes sociais de João Guilherme narrando como seria um gol de Gabigol em uma decisão do torneio.

A citação causou surpresa ao apresentador Benjamin Back, que em um primeiro momento disse que a gravação tinha sido realizada "há três meses". Depois, Benjamin corrigiu a informação e disse que a exibição ocorreu em março deste ano, quando a Libertadores ainda estava na fase de grupos e não havia indicação de um confronto futuro entre as equipes.

"Isso é mentira, sabe por quê? Esse programa eu gravei há mais de 3 meses atrás (na verdade quase seis) com o Gabigol, e o João Guilherme também estava participando ao vivo e eu pedi para ele narrar como seria um gol do Gabigol na final da Libertadores", disse Benjamin.

Bolzan agradeceu a explicação, mas disse que o vídeo já está sendo compartilhado pela torcida gremista. "Tá bem, mas precisa esclarecer para a torcida do Grêmio e para mais umas 50 milhões de pessoas que já formaram juízo sobre isso. Procure ser mais rápido no gatilho, Benja (para esclarecer que a gravação era antiga)", disse. Depois, concordou em relação a ser uma gravação antiga. "As mídias sociais são um território totalmente imprudente"

Bolzan, porém, reforçou que enxerga um clima de soberba, ressaltando que "vem mais das redes sociais, algumas situações pelo contexto da torcida, por algumas pessoas da mídia". "Cada um aproveita o ambiente da melhor forma que puder em seu favor", disse o presidente, que não se referiu diretamente à diretoria ou jogadores do clube por alguma atitude neste sentido. "Não faço juízo criticando o clube, mas o ambiente", disse.

A situação gerou um longo debate no programa. O comentarista Fabio Sormani, por exemplo, questionou Bolzan pelo fato de o técnico Renato Gaúcho dizer que o Grêmio é o melhor time do Brasil.

"Discordo da soberba do Flamengo. Também tem no Grêmio quando diz que quem joga o melhor futebol do Brasil é o próprio Grêmio", disse Sormani.

Bolzan respondeu: "Não entrei aqui para debater, cada um coloca sua visão. Está tudo em um contexto dentro da democracia, e estamos todos sujeitos ao contraditório".

Grêmio e Flamengo iniciam a disputa da semifinal da Libertadores no dia 2 de outubro, em Porto Alegre. A volta está marcada para o Maracanã, no dia 23 de outubro. Quem vencer pega na final o vencedor do duelo River Plate x Boca Juniors.

"Fraquinhos do Sul"

No programa, Bolzan ainda reforçou a visão que tem de um ambiente de soberba a favor do Flamengo. "Que há um grande clima de 'já ganhou', isso existe e é inegável. E esse clima sempre ajuda os fraquinhos. E nós somos os 'fraquinhos do sul'.", disse.

A entrevista gerou comentários no Twitter. Veja a repercussão: