Topo

Liverpool

Firmino encanta Klopp rumo à Champions: "É para quem gosta de futebol"

Reuters/Jason Cairnduff
Imagem: Reuters/Jason Cairnduff

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/09/2019 12h00

Roberto Firmino é um dos melhores atacantes do mundo. Esta pelo menos é a opinião do técnico Jürgen Klopp, comandante do brasileiro no Liverpool encantado com a o início de temporada do camisa 9. O centroavante, agora titular também da seleção, chega como uma das grandes atrações do campeão europeu, que estreia na Liga dos Campeões hoje (17), a partir das 16h (de Brasília), diante do Napoli, no estádio San Paolo, em duelo pelo Grupo E.

Aí você pode perguntar: mas que boa fase seria essa? Até agora, em sete jogos oficiais, ele marcou apenas dois gols. Números nada impressionantes. Entretanto, as exibições de Firmino são destacadas pelo alto nível que transcendem as estatísticas. No último fim de semana diante do Newcastle, uma assistência de efeito para Mohamed Salah gerou elogios do treinador do Liverpool, satisfeitíssimo com o brasileiro às vésperas do início da defesa do título europeu.

"Ele é um jogador de classe mundial. Ele é. Isso está ligado ao gosto das pessoas e o que elas acham espetacular. Se você é uma pessoa que realmente gosta de futebol, não tem como não apreciar o que ele está fazendo. Estamos muito felizes por tê-lo aqui", afirmou Klopp, em entrevista à ESPN Brasil. "O jogador da partida foi Bobby Firmino.

Os elogios de Klopp a Firmino ditaram os dias antecedentes à estreia do Liverpool na Champions. O brasileiro, que completará 200 jogos pelo clube justamente nesta terça, representou o time na eleição do craque de agosto da Premier League e se tornou protagonista mesmo com Salah e Mané ao lado.

Os africanos, que dividiram a artilharia na temporada passada ao lado de Aubameyang (Arsenal), lideram a equipe com quatro gols cada na Inglaterra. Firmino, por outro lado, aparece em terceiro na tabela dos maiores "garçons" da liga, com três passes para gols em cinco rodadas.

Firmino comemora - Glyn Kirk/AFP - Glyn Kirk/AFP
Firmino anotou dois gols no Campeonato Inglês até aqui; camisa 9 tem se destacado nas assistência
Imagem: Glyn Kirk/AFP

Firmino é incontestável para Klopp. Tanto que o treinador alemão não consegue entender como o camisa 9 ainda é questionado no Brasil. O centroavante ainda não emplacou uma sequência de atuações como a do Liverpool na seleção brasileira, embora tenha conquistado a vaga de titular durante a conquista da Copa América.

Nos amistosos deste mês, por exemplo, Firmino teve atuações discretas diante de Colômbia e Peru. Suspenso, Gabriel Jesus, seu principal concorrente por vaga no time titular, estava fora dos duelos, por conta da expulsão na final da própria Copa América.

"Se os brasileiros não conseguem ver o valor do Firmino, não posso ajuda-los. É um jogador excepcional, mas não cabe a mim dizer se ele é o melhor jogador brasileiro. Vocês brasileiros que precisam decidir, mas é importante dizer que ele é uma pessoa tão humilde que gosta de trabalhar, correr e jogar pelo time. Ele é basicamente a ponta que conecta tudo", derrete-se Klopp por seu camisa 9.

Liverpool