Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Messi volta de lesão, mas Barça só empata com Dortmund na Champions

Lionel Messi disputa a bola com Hakimi em Borussia Dortmund x Barcelona - Marius Becker/picture alliance via Getty Images
Lionel Messi disputa a bola com Hakimi em Borussia Dortmund x Barcelona Imagem: Marius Becker/picture alliance via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/09/2019 17h55

Lionel Messi estreou hoje (17) na temporada do Barcelona após se recuperar de uma lesão na panturrilha, mas não conseguiu evitar o empate por 0 a 0 com o Borussia Dortmund, fora de casa, na estreia das duas equipes na Liga dos Campeões 2019/2020.

O resultado da partida no Signal Iduna Park, em Dortmund, deixa o time espanhol na terceira posição do Grupo F da competição, igualado à equipe alemã. Slavia Praga e Inter de Milão também se enfrentaram hoje, mais cedo, e só empataram por 1 a 1. Porém, o fato de que fizeram gols os coloca em vantagem na tabela.

Faltou pouco para o Borussia Dortmund marcar. Semedo cometeu pênalti sobre Sancho aos 10 minutos do segundo tempo, quando o jogador inglês tentou fazer o corte e foi travado. Na cobrança, porém, o capitão Marco Reus foi parado pelo compatriota Ter Stegen, que fez a defesa em dois tempos, com frieza, e salvou o Barcelona.

Ter Stegen x Reus (pênalti) - Wolfgang Rattay/Reuters - Wolfgang Rattay/Reuters
Ter Stegen defende pênalti batido pelo compatriota Marco Reus
Imagem: Wolfgang Rattay/Reuters

No entanto, as câmeras da Liga dos Campeões mostraram que o goleiro alemão se adiantou no momento da batida, e a arbitragem comandada pelo romeno Ovidiu Hategan não mandou a cobrança voltar. O VAR também não interrompeu o jogo.

Messi poderia ter jogado desde o apito inicial, mas Ernesto Valverde optou por não deixá-lo jogar por 90 minutos - possivelmente, para evitar que as dores voltassem. Por isso, o técnico escalou Ansu Fati, de 16 anos, e só o substituiu pelo argentino aos 13 do segundo tempo.

Ao ser escalado, Ansu quebrou um recorde: quando a bola rolou, o guineense se tornou o jogador mais jovem do Barcelona na história da Champions. Com 16 anos e 351 dias de idade, ele superou Bojan, que tinha 17 anos e 22 dias. Sua atuação demonstrou falta de confiança em algumas tentativas.

ansu fati - Thilo Schmuelgen/Reuters - Thilo Schmuelgen/Reuters
O garoto Ansu Fati fez sua estreia na Liga dos Campeões
Imagem: Thilo Schmuelgen/Reuters

Porém, os destaques negativos do Barcelona nesta partida foram Griezmann e Suarez; consideravelmente mais experientes do que Ansu Fati, o francês e o uruguaio mostraram um futebol muito abaixo do que se espera deles, sobretudo no segundo tempo. Com e sem Messi em campo, não chamaram a responsabilidade.

Aos 31 do segundo tempo, Brandt fez o estádio alemão tremer ao acertar uma bomba no travessão, mas a pressão do Dortmund na reta final da partida não encontrou o gol. Pouco depois, Reus sofreu de novo com Ter Stegen.

griezmann - John MACDOUGALL / AFP - John MACDOUGALL / AFP
Antoine Griezmann teve atuação apagada contra o Borussia Dortmund
Imagem: John MACDOUGALL / AFP

Veja o resumo do que aconteceu no 1º dia da fase de grupos da Champions

UOL Esporte