Topo

Botafogo

Expectativa por reforços esfria, e foco do Botafogo se volta às pendências

Eduardo Barroca conversa com o elenco do Botafogo antes de treinamento - Vitor Silva/Botafogo
Eduardo Barroca conversa com o elenco do Botafogo antes de treinamento Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/09/2019 04h00

Ciente dos problemas do elenco, a diretoria do Botafogo chegou a mapear o mercado no meio do ano e analisar situações em busca de reforços. Porém, ao que tudo indica, o grupo comandado pelo técnico Eduardo Barroca não deve ganhar novidades, e a prioridade é equacionar pendencias financeiras com os jogadores.

Passando por crise financeira, o Alvinegro tem vivido dias conturbados, com protestos da torcida, dentro e fora do estádio, e do próprio elenco. Jogadores e comissão técnica não estão concedendo entrevista coletiva na sala de imprensa para não expor os patrocinadores do clube.

Ainda assim, havia expectativa de que reforços pudessem chegar a General Severiano, e nomes como os dos atacantes Neilton e Pottker, vinculados ao Internacional, estiveram no radar.

Os jogadores eram avaliados positivamente para um compor um setor que, nesta janela, perdeu Erik, que foi para o futebol japonês, e Biro Biro, que rescindiu contrato após sofrer mal súbito durante treino.

As negociações, porém, esbarraram justamente nas dificuldades financeiras do Botafogo.

"É com esse grupo que vamos até final. Temos de resolver a questão interna pendente. Temos margem para crescer. Estamos andando lado a lado com o Brasileiro e dando oportunidades aos jovens", disse Barroca, após o empate com o Ceará, nesse sábado (14), no Castelão.

A diretoria procura soluções. Diante da necessidade, negociou 75% dos direitos do lateral-esquerdo Jonathan com o Almería (ESP) por R$ 4,5 milhões, ficando com metade deste valor.

Em busca de alternativas, Barroca fez alguns testes e analisou possibilidades para o ataque. Testou o lateral-direito Marcinho como ponta nas duas últimas rodadas, contra Atlético-MG e Ceará. Também passou a usar jogadores que não vinham tendo muito espaço.

Nesta mesma trilha, o meia Velencia, que voltou a atuar nas duas últimas partidas depois de ficar mais de um mês sem chance, desponta como alternativa para o segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Vale lembrar que, no começo de agosto, o Botafogo chegou a acertar com o atacante argentino Nicolás Blandi, do San Lorenzo, da Argentina, e com o zagueiro Dário Aimar, do Barcelona de Guayaquil, do Equador. Porém, a janela para a chegada de jogadores do exterior se fechou, impossibilitando as contratações.

Botafogo