Topo

Comentarista é afastado após sugerir bananas para Lukaku na TV

Romelu Lukaku foi alvo de um comentário racista feito pelo comentarista Luciano Passirani - Miguel Medina/AFP e Reprodução/Telelombardia - Montagem UOL
Romelu Lukaku foi alvo de um comentário racista feito pelo comentarista Luciano Passirani Imagem: Miguel Medina/AFP e Reprodução/Telelombardia - Montagem UOL

do UOL, em São Paulo

16/09/2019 11h12

O comentarista Luciano Passirani foi afastado pela emissora "Telelombardia", da Itália, após uma opinião racista em relação ao desempenho do atacante Romelu Lukaku, que chegou à Inter de Milão há pouco mais de um mês. As informações foram divulgadas pelo jornal "The Guardian".

Durante o "Qui Studio a Voi Stadio", um dos principais programas de debates esportivos da emissora, Passirani chegou a elogiar Lukaku antes do comentário racista. "Ele é uma das melhores contratações que a Inter poderia ter feito. Não vejo outro jogador como ele em nenhum outro time na Itália. Ele é um dos mais fortes, eu gosto muito dele porque ele tem essa força", disse.

No entanto, na continuação do comentário, o italiano, que tem 80 anos, falou a seguinte frase: "Esse cara mata você sozinho. Caso tente desafiá-lo, acaba no chão, ou você tem 10 bananas para dar para ele comer".

Segundo o jornal, o diretor do programa, Fabio Ravezzani, revelou que o comentarista se desculpou momentos depois de sua afirmação, mas a decisão já havia sido tomada.

"Passirani tem 80 anos e, para elogiar Lukaku, ele usou uma metáfora que acabou sendo racista. Acho que foi uma terrível falta de lucidez momentânea, e não posso tolerar nenhum tipo de erro, mesmo que momentâneo", afirmou.

Atacante sofre até com própria torcida

Apesar do pouco tempo na Itália, não é a primeira vez que o atacante belga é vítima de racismo. Há duas semanas, Lukaku foi cobrar um pênalti em partida contra o Cagliari e viu torcedores do time imitarem sons e gestos de macaco.

Dias depois, alguns torcedores da própria Inter de Milão, time do atacante, afirmaram que Lukaku não "entendeu" o que teria sido aquele ato. Eles disseram que a ação de fãs do Cagliari não foi racista, mas sim criada apenas para desestabilizar o belga no momento da cobrança.

Na ocasião, Lukaku publicou, em seu Twitter, um desabafo sobre o caso. "Muitos jogadores, no último mês, sofreram abuso racial ? eu sofri ontem também. O futebol é um jogo para ser apreciado por todos e não devemos aceitar nenhuma forma de discriminação que nos envergonhe. Espero que as federações de futebol de todo o mundo reajam fortemente a todos os casos de discriminação".

Dias depois, em entrevista à revista Rolling Stone, o belga disse concordar que jogadores saiam de campo em caso de atos desta natureza. "Sim, acho que você tem que deixar um recado, é claro, porque é algo de que precisamos tratar".