Topo

Futebol


Técnicos estrangeiros protagonizam no Brasileirão e decidem título do turno

Jorge Jesus, do Flamengo, e Jorge Sampaoli, do Santos, duelam neste sábado - Alexandre Vital/Flamengo e Ivan Storti/Santos FC
Jorge Jesus, do Flamengo, e Jorge Sampaoli, do Santos, duelam neste sábado Imagem: Alexandre Vital/Flamengo e Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini e Leo Burlá

Do UOL, em Santos e no Rio de Janeiro

14/09/2019 04h00

Flamengo e Santos se enfrentam na tarde de hoje, às 17h, no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro em jogo que vale o simbólico título do primeiro turno da competição. A partida marca o duelo de dois badalados técnicos estrangeiros: o português Jorge Jesus e o argentino Jorge Sampaoli.

Eles são os únicos treinadores estrangeiros do Brasileirão e possuem os melhores trabalhos na temporada. Enquanto Jesus tem nas mãos um elenco extremamente qualificado e consegue tirar o máximo de cada peça, Sampaoli vem fazendo de um grupo mais humilde um candidato ao título, o que não era previsto no início da temporada.

Não por acaso, os rivais de hoje lideram oito estatísticas do Brasileiro. O Santos é o primeiro em seis aspectos, alguns positivos, como os 384 desarmes, as 271 finalizações, os 57% de posse de bola e as 79 interceptações, e outros negativos, como as 668 perdas de posse de bola e os 51 cartões amarelos.

Já o Flamengo tem o melhor ataque com 41 gols, seguido exatamente pelo Peixe, de longe, com 30, e o maior número de cruzamentos, 466. O time carioca ainda é o segundo em desarmes, com 382 - somente dois a menos que o Santos -, e o terceiro em posse de bola, com 56%. Os dados são do "Footstats".

Sampaoli e Jesus buscam um título inédito para um estrangeiro no Brasileirão. A única vez em que um estrangeiro conquistou o maior título nacional foi na Taça Brasil do ano de 1959, quando o Bahia, dirigido pelo argentino Carlos Volante, venceu justamente o Santos no terceiro jogo da final do torneio. Volante comandou o time apenas no último jogo e bateu o Santos de Pelé, que na realidade não contou com o Rei do Futebol na última partida.

Para ficar com o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão deste ano, o técnico Jorge Sampaoli precisa impor uma derrota ao Flamengo dentro do Maracanã, o que não ocorre desde abril deste ano, quando os cariocas foram derrotados pelo Peñarol (URU) pela Libertadores. Para o português Jorge Jesus basta apenas um empate para garantir a virada de turno na liderança.

FICHA TÉCNICA

Data: 14 de setembro de 2019 (sábado)
Horário: 17h (de Brasília)
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luis; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Santos: Everson; Gustavo Henrique, Felipe Aguilar e Lucas Veríssimo; Victor Ferraz, Alison, Sánchez, Jean Mota (Marinho ou Felipe Jonatan) e Jorge; Soteldo e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli.

Mais Futebol