Topo

Série C - 2019

Aos 27 anos, presidente realiza sonho do pai ao levar Confiança à Série B

Hyago França, presidente do Confiança-SE, usa a camisa do pai, o ex-presidente Fernando França - Creative Studio
Hyago França, presidente do Confiança-SE, usa a camisa do pai, o ex-presidente Fernando França Imagem: Creative Studio

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

14/09/2019 04h00

O acesso do Confiança, que volta à Série B do Campeonato Brasileiro depois de longos 27 anos, carrega uma conquista especial para o atual presidente do clube, o jovem Hyago França, de apenas 27 anos, filho do já falecido Fernando França, mandatário do clube sergipano entre 1988 e 2000. Isso porque o dirigente realizou um antigo sonho do pai ao conseguir a promoção.

Empresário no ramo da saúde, Hyago se arriscou como cartola do Confiança logo aos 21 anos, quando assumiu o cargo de vice-presidente. O objetivo era claro: recolocar o time na Série B para realizar o sonho do pai, que morreu em 2011. O estalo veio após conversa que teve com Fernando, que até hoje é bastante reconhecido dentro do clube.

"Meu pai foi presidente do Confiança por muitos anos, de 1988 até 2000. Depois, ele retornou ao Confiança como diretor de futebol em 2008 e 2009 e, naquela ocasião, em 2008, o Confiança bateu na trave para conquistar o acesso à Série B. Não conquistou por um ponto. Em 2011, meu pai faleceu, e me lembro muito bem dele dizendo para mim que retornaria ao Confiança um dia para colocar o Confiança na Série B. Então, esse sonho do meu pai de colocar o Confiança na Série B foi o que me motivou, o que me fez ir ao Confiança", disse o atual presidente, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Logo na primeira temporada de Hyago como dirigente, em 2014, o Confiança faturou o título estadual e, com isso, conquistou uma vaga na Série D do mesmo ano. O acesso para a terceira divisão já veio logo de cara. Porém o tão sonhado retorno para a Série B não aconteceu logo na sequência por pouco - o Dragão parou nas quartas de final ao ser eliminado pelo Londrina em 2015.

"Em 2014, o Confiança não tinha divisão nenhuma, e eu aceitei o desafio como vice-presidente. Conseguimos o título estadual e fomos para a Série D. Da Série D subimos para a Série C e, em 2015, fomos campeões sergipanos e mais uma vez batemos na trave para subir para a B, perdendo para o Londrina nas quartas de final por um gol. Em 2017, ninguém quis ser candidato a presidente do Confiança, e fui sozinho, chapa única, movido por realizar o sonho do meu pai, de colocar o Confiança na Série B", conta.

Confiança-SE comemora acesso para a Série B - Creative Studio - Creative Studio
Imagem: Creative Studio

Desconfiança por conta da idade

Hyago assumiu a presidência do clube aos 24 anos. Além das questões relacionadas ao futebol, ele tinha que passar por cima de uma certa desconfiança que havia em alguns setores por conta da sua idade. Mas a história de seu pai fez com que ele ganhasse um voto de confiança, e, aos poucos, as coisas foram dando certo.

Fizemos uma consulta à CBF, e eles disseram que sou o presidente mais novo das três divisões: A, B e C, já que a D sempre muda

"No começo, pela minha idade, tive um pouco de desconfiança por parte da imprensa e de torcedores. Um menino presidir o maior clube do Estado, em um momento em que o clube mais passava por dificuldades financeiras, estava sem calendário... Mas repeti uma história do meu pai, porque no primeiro ano que ele foi presidente do clube ele foi campeão do Estado. No primeiro ano que fui presidente também fui campeão, e no primeiro ano que fui vice também fui campeão do Estado e ainda consegui o acesso. Mas o nome da minha família pesou. Sempre tive apoio de todos ex-presidentes e tive muito apoio também do presidente da Federação, Milton Dantas, que é um ex-presidente do clube também", recorda.

A importância de Daniel Paulista para o acesso

Depois de o Confiança se consolidar na Série C nos últimos anos, a volta para a Série B parecia mais real no início dessa temporada. Hyago estava confiante, mas os dois primeiros jogos (derrotas para Sampaio Corrêa, em casa, e Globo-RN, fora) foram um balde de água fria nos torcedores do Dragão. Coube ao técnico e ex-jogador de Corinthians e Sport, Daniel Paulista, então, manter a confiança lá em cima não só com os jogadores, mas também com o presidente.

Presidente Hyago França concede entrevista após acesso do Confiança-SE - Emanuel Rocha - Emanuel Rocha
Presidente Hyago França concede entrevista após acesso do Confiança-SE
Imagem: Emanuel Rocha

"Dentro de mim, sempre tinha algo que dizia que eu ia conquistar esse acesso. Logo quando a gente começou a Série C, perdemos os dois primeiros jogos. Já tínhamos perdido o Campeonato Sergipano... Veio uma pressão em cima do treinador, Daniel Paulista, uma pressão em cima de mim. Mas, quando perdemos o Sergipano, a primeira pessoa que me ligou para me apoiar, me levantar, foi Daniel Paulista. Ele disse para que eu ficasse tranquilo que juntos conseguiríamos fazer um planejamento", lembra Hyago.

"Tive que diminuir a folha salarial do clube, porque não garantimos vaga nem na Copa do Brasil, nem na Copa do Nordeste, e os atletas que ficaram no Confiança tiveram salários reduzidos para continuar a temporada. Quem topou, ficou. E Daniel foi uma peça fundamental para poder me ajudar nesse sentido. E logo quando começou o campeonato, algo dentro de mim dizia que a gente ia conseguir conquistar o acesso, e graças a Deus foi nesse ano", comemora.

Busca pelo título inédito da Série C

Jogo entre Confiança-SE e Ypiranga-RS, pelas quartas de final da Série C - Emanuel Rocha - Emanuel Rocha
Jogo contra o Ypiranga-RS que garantiu o acesso ao Confiança
Imagem: Emanuel Rocha

Depois de conquistar o acesso, o Confiança segue agora em busca do inédito título da Série C. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Ypiranga-RS no Batistão e o empate por 1 a 1 em Erechim, o time presidido por Hyago avançou para as semifinais e agora terá pela frente a equipe do Sampaio Corrêa-MA, que passou por outro time gaúcho: o São José-RS.

O primeiro duelo da semi entre Confiança e Sampaio está marcado para hoje (14), às 17h (de Brasília), em Aracaju (SE). A volta acontece no dia 21, em São Luís (MA).

Relembre: Confiança vence Ypiranga no primeiro jogo das quartas de final da Série C

Band Esportes
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ypiranga-RS e Confiança empataram por 1 a 1, não 0 a 0 como havia sido dito na matéria.

Série C - 2019