Topo

Beira-Rio é chave em chance de virada do Inter; Athletico tem trunfo

Inter e Athletico Paranaense acreditam em título da Copa do Brasil, que se decide na próxima quarta - Ricardo Duarte/Inter
Inter e Athletico Paranaense acreditam em título da Copa do Brasil, que se decide na próxima quarta Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

12/09/2019 04h00

O Athletico-PR largou na frente na disputa pelo título da Copa do Brasil. Venceu o Inter por 1 a 0 no jogo de ida da final. Mas ainda assim, a taça está totalmente indefinida. O Beira-Rio é a aposta do Inter, enquanto o Athletico-PR luta contra o retrospecto ruim como visitante, mas tem um trunfo justamente na competição.

O Athletico não vence uma partida longe da Arena da Baixada desde 27 de julho. E, com o time principal, foram apenas duas vitórias como visitante em 2019, nenhuma pela Copa do Brasil.

Não levando em conta o Estadual, disputado pelo time Sub-23 por opção do clube, o tem 18 partidas como visitante, venceu duas, empatou quatro e perdeu 12, que gera um aproveitamento de apenas 18,5%.

"Aprendemos muito ao longo desta temporada. O jogo contra o River Plate nos ensinou, os outros jogos fora de casa. Temos que ser muito fortes para conquistar o título", lembrou o técnico Tiago Nunes citando a derrota por 3 a 0 na Recopa.

Nos jogos fora de casa, o Furacão sofreu 28 gols, média de 1,5 por partida. A defesa não foi vazada em apenas três compromissos, no 0 a 0 contra o Fortaleza e nas vitórias por 2 a 0 contra o Cruzeiro e 4 a 0 sobre o CSA.

Porém, o trunfo é o poder de fazer apenas o que é necessário. Fora de casa, na Copa do Brasil, o Athletico empatou dois dos três jogos que teve. Resultado que serve para ser campeão. Ficou no 0 a 0 com Fortaleza e ainda avançou nos pênaltis fora de casa após empatar em 1 a 1 com Flamengo. O único resultado que não serviria é a derrota por 2 a 0 sofrida contra o Grêmio, mas em jogo de ida.

E se o Athletico não tem sorte atuando longe do Paraná, sobram motivos para o Inter crer em reversão no Beira-Rio. São 26 jogos como mandante neste ano, com 19 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. A última ocorreu há quase seis meses, pelo Estadual. O aproveitamento como local é de 79,5%. Na Copa do Brasil o Colorado tem 100% de aproveitamento como mandante: venceu Palmeiras, Cruzeiro e Paysandu.

"Temos que ter consciência que a final é no Beira-Rio. Vamos para lá manter nosso padrão, onde somos muito fortes. E primeiro temos que buscar a diferença, depois buscar a vitória que nos dá a chance de título. O torcedor pode ter certeza, e nós temos, que o Beira-Rio estará lotado, terá apoio, e que nós entregaremos a alma em campo para conseguir este título para todos nós", explicou Odair Hellmann.

O Inter aposta alto na forma de atuar do time em casa. Com marcação mais alta, pressão, e apoiado pela torcida que promete lotar o Beira-Rio, o Colorado espera desfecho semelhante ao que ocorreu contra o Palmeiras, também pela Copa do Brasil, quando perdeu por 1 a 0 no jogo de ida, mas devolveu o placar e avançou nos pênaltis.

"Será um jogo de paciência, não de lentidão ou morosidade. Os jogadores precisam de confiança, moral, o torcedor sabe disso. O Beira-Rio estará lotado e entregaremos nossa vida lá dentro", acrescentou Odair. "O Tiago (Nunes, técnico do Athletico) sabe que, num jogo de 180 minutos, nada se define nos primeiros 90. O segundo jogo é na nossa casa. Eles tiveram a chance deles, nós teremos a nossa"

Contra o Flamengo, pela Libertadores, em que também perdeu o jogo de ida, a vaga não veio. Mas, na avaliação do clube gaúcho, a eliminação ocorreu em razão da diferença de gols.

"Um segundo gol cria uma situação diferente, a diferença fica maior. Contra o Flamengo, a gente fez o primeiro gol, mas precisamos sair com tudo para tentar o segundo e acabamos sofrendo o empate num contra-ataque", lembrou.

Sem saldo qualificado no regulamento, a situação é clara. O Athletico é campeão com qualquer vitória ou empate. Vitória do Inter por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. E se o Inter vencer por dois ou mais, a taça fica com o clube de Porto Alegre.