Topo

São Paulo

Daniel Alves e Juanfran: porque o São Paulo "perdeu o padrão" com a dupla

Daniel Alves e Juanfran em treino do São Paulo - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Daniel Alves e Juanfran em treino do São Paulo Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Flávio Latif e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

10/09/2019 04h00

Depois de ser superado por 1 a 0 para o Internacional no último fim de semana, Cuca disse que o São Paulo "perdeu o padrão" com a chegada dos reforços de Daniel Alves e Juanfran. Os números apontam uma queda de rendimento do Tricolor paulista após a estreia da dupla. No entanto, alguns motivos explicam a declaração do treinador e o declínio no Campeonato Brasileiro. A expectativa, porém, é de que a partir da próxima rodada, neste domingo (15), no Morumbi, contra o CSA, a equipe reencontre o caminho com os badalados jogadores.

Ambos defensores chegaram ao São Paulo sem uma pré-temporada com sua antiga equipe, apenas por conta própria. Juanfran havia feito sua última partida oficial no dia 18 de maio, ainda pelo Atlético de Madri, pelo Campeonato Espanhol, contra o Levante. Outro fator que prejudicou o desempenho do Tricolor foi a lesão dos principais jogadores do elenco. Desde a volta do campeonato nacional, o São Paulo perdeu Hernanes, Pablo e Pato por contusão. Os três jogadores estão entre os principais goleadores do São Paulo na temporada, os atacantes têm cinco gols cada e o meio-campista marcou três vezes.

O técnico Cuca ainda pensa na melhor maneira de encaixar as contratações mais badaladas do São Paulo na reta final de janela de transferência. Os dois são laterais direito de origem, no entanto, Dani Alves está sendo utilizado no meio-campo e Juanfran na sua própria posição, mas com uma certa dificuldade para se adaptar ao futebol brasileiro - o calor e a intensidade do futebol praticado no país foram um dos pontos que o veterano já citou.

A ascensão de Igor Vinicius fez com que o treinador tentasse reforçar seu lado direito, utilizando o jovem jogador na segunda linha do meio-campo. Na derrota por 1 a 0 contra o Internacional isso aconteceu, mas foi justamente quando a equipe gaúcha cresceu no jogo e marcou o gol da vitória.

Na próxima jornada, o Cuca pode voltar a contar com Pato, Pablo, Toró e Hernanes - todos em fase final de recuperação após lesão. Em relação à tática, a equipe já está mais bem adaptada ao que o treinador pretende implantar. Além disso, a dupla já está mais acostumada ao clube e com ritmo. Por isso, o Tricolor paulista segue motivado para esta próxima rodada.

São Paulo no Brasileiro após a estreia de Daniel Alves e Juanfran

Cinco partidas
Pontos obtidos: 7
Rendimento: 2 vitórias, 2 derrotas, 1 empate
Aproveitamento: 46,6%
Gols marcados: 2, média de 0,4 por jogo
Gols sofridos: 3, média de 0,6 por jogo

São Paulo no Brasileiro antes da estreia de Daniel Alves e Juanfran

13 partidas
Pontos obtidos: 24
Rendimento: 6 vitórias, 6 empates, 1 derrota
Aproveitamento: 61%
Gols marcados: 18, média de 1,3 por jogo
Gols sofridos: 9, média de 0,69 por jogo

São Paulo