Topo

Botafogo

Botafogo aproveita expulsão de seu ex-zagueiro para bater o Atlético-MG

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/09/2019 17h54

O Botafogo venceu o Atlético-MG por 2 a 1 hoje (08), no Nilton Santos. O triunfo veio após o VAR entrar em ação ainda no primeiro tempo: além de marcar pênalti de Igor Rabello, formado no clube carioca, forçou a expulsão do defensor, que já tinha um amarelo e levou o segundo. Com um a mais, o Alvinegro de General Severiano ampliou na etapa complementar. Diego Souza e Alex Santana marcaram os gols. Franco Di Santo descontou.

O resultado recoloca o Botafogo no caminho das vitórias após três jogos - duas derrotas e um empate. O Alvinegro chegou aos 26 pontos e pulou para a 10ª posição (confira a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro). O time volta a campo no sábado, quando visita o Ceará, no Castelão.

O Atlético-MG, por sua vez, chega ao quarto jogo sem vitórias. O Galo parou nos 27 pontos e caiu para a 8ª posição no Brasileiro. Os mineiros voltam a campo no domingo, contra o Internacional, no Independência.

Os melhores: Alex Santana e Cazares

O camisa 10 do Botafogo foi o grande responsável pela vitória do Botafogo. Participou da jogada do primeiro e marcou o segundo gol. Cazares, por sua vez, deu muito trabalho à defesa dos cariocas

Os piores: Rabello e Luiz Fernando

Igor Rabello foi imprudente e cometeu o pênalti, que gerou também sua expulsão. O lance foi decisivo e mudou o rumo da partida. Luiz Fernando, por outro lado, não teve bom rendimento e destoou.

Sem pressão, Atlético-MG domina início de jogo

O Botafogo não fez a tradicional pressão nos primeiros minutos de jogo. Ao contrário. Viu o Atlético-MG fazer marcação alta e impor dificuldades para os donos da casa tocarem a bola. Além disso, os mineiros usavam a velocidade para oferecer perigo a Diego Cavalieri.

Lentidão do Botafogo irrita, e Galo sobra em campo

Bastaram alguns minutos para o Botafogo irritar sua torcida no Nilton Santos. O time ficava com a bola, mas mostrava uma lentidão extrema na construção das jogadas. Fechado, o Atlético-MG esperava o erro dos donos da casa para usar a velocidade. Ricardo Oliveira quase marcou de cabeça em uma dessas tentativas. Os visitantes sobravam em campo e o gol parecia questão de tempo.

Botafogo dá 1º chute com Marcinho aos 29min

A lentidão do Botafogo refletiu na produção do time. Para se ter uma ideia, o primeiro chute a gol dos cariocas ocorreu aos 29min. Marcinho recebeu pela direita, invadiu a área e bateu forte para boa defesa de Wilson.

VAR marca pênalti, expulsa Rabello, e Bota abre placar

O VAR teve papel decisivo no jogo. Após cobrança de falta de Gilson, Rabello botou o cotovelo na bola, mas a arbitragem não marcou. O árbitro de vídeo, então, entrou em ação e corrigiu. Marcou pênalti e deu o segundo amarelo para o zagueiro do Atlético-MG. Na cobrança, Diego Souza mostrou categoria e abriu o placar: 1 a 0.

Botafogo volta melhor para 2º tempo

Em menos de cinco minutos, o Botafogo fez mais do que durante todo o primeiro tempo. Mais ligado e com menos lentidão na troca de passes, os cariocas chegaram em duas oportunidades. Na primeira, Diego Souza exigiu defesa de Wilson. Em seguida, João Paulo chutou da entrada da área, mas mandou para fora.

Galo aposta na bola aérea e acerta a trave do Botafogo

Com menos um, o Atlético-MG passou a apostar na reação através de bola parada. E o gol de empate quase saiu dessa forma. Cazares puxou contra-ataque e foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Léo Silva cabeceou firme e acertou a trave de Diego Cavalieri. O Galo está bem vivo na partida.

Botafogo amplia em contra-ataque

Após o bom início de segundo tempo, o Botafogo passou a ser pressionado pelo Atlético-MG mesmo em superioridade numérica. Mesmo assim, o contra-ataque estava desenhado. Na primeira bola que roubou, os cariocas ampliaram o placar. Valência, que havia acabado de entrar, encontrou passe perfeito para Alex Santana marcar: 2 a 0.

Galo pressiona, mas reage tarde

Mesmo após o segundo gol e com um jogador a menos em campo, o Atlético-MG foi valente e lutou até o último minuto. Os visitantes pressionaram o Botafogo em vários momentos e mostraram que a partida seria outra se não fosse a expulsão de Rabello. Nos acréscimos, Di Santo ainda aproveitou bobeada para descontar: 2 a 1.

BOTAFOGO 2 X 1 ATLÉTICO-MG

Data e hora: 08/09/2019, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima
Cartões amarelo: Fernando, Joel Carli, Marcelo Benevenuto e Luiz Fernando (BOT) Réver e Fábio Santos (CAM)
Cartão vermelho: Igor Rabello (CAM)
Gols: Diego Souza, aos 44min do primeiro tempo; Alex Santana, aos 20min, e Di Santo, aos 47min do segundo tempo

Botafogo
Diego Cavalieri; Fernando (Bochecha), Carli, Marcelo e Gilson; Cícero, João Paulo (Leo Valência) e Alex Santana; Marcinho, Luiz Fernando e Diego Souza (Vinícius)
Técnico: Eduardo Barroca

Atlético-MG
Wilson; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Jair (José Welison); Elias, Vinícius, Cazares e Chará (Di Santo); Ricardo Oliveira (Léo Silva)
Técnico: Rodrigo Santana

Errata: este conteúdo foi atualizado
Botafogo x Atlético-MG aconteceu domingo, dia 8 de setembro.

Botafogo