Topo

Fluminense

Com Marcão e Oswaldo, última visita ao Fortaleza teve goleada do Fluminense

Autor de dois gols no jogo de 2006, Tuta comemora com Lenny - Gustavo Pellizzon
Autor de dois gols no jogo de 2006, Tuta comemora com Lenny Imagem: Gustavo Pellizzon

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/09/2019 04h00

De volta à Série A após 13 anos, o Fortaleza não tem boas recordações da última visita do Fluminense ao Castelão. Em 2006, com ídolos como Marcelo e Thiago Silva na equipe, o Flu goleou o Leão no Ceará por 5 a 2. Em situação ruim no Campeonato Brasileiro, o clube das Laranjeiras espera que a lembrança dê sorte na 18ª rodada.

Naquele jogo, entretanto, as coisas eram bem diferentes. Com a vitória, o Tricolor empatou na liderança do Brasileirão com o Cruzeiro. A goleada também quebrou um tabu: foi a primeira vitória dos cariocas sobre o Fortaleza no estádio.

Muita coisa mudou nesse tempo. Mas no banco de reservas, o Flu terá lembranças. No comando daquele time que goleou o Fortaleza estava o mesmo Oswaldo de Oliveira. Em campo, com a camisa 5, Marcão, que hoje é auxiliar do treinador.

"Naquele momento, apesar do respeito ao Fortaleza, conseguimos impor nosso ritmo e fizemos um grande jogo. Esperamos trazer essa boa energia daquele momento para a partida de logo mais", declarou Marcão ao UOL Esporte.

Oswaldo e Marcão estão reunidos no Fluminense - Daniel Perpétuo/Fluminense FC - Daniel Perpétuo/Fluminense FC
Imagem: Daniel Perpétuo/Fluminense FC

Diferente dos últimos jogos, onde teve dificuldade para balançar as redes e até certo azar, o Fluminense contou com uma boa parcela de sorte naquela partida. Com uma escalação defensiva, o Tricolor marcou um gol logo aos sete minutos de jogo. Com a contribuição do zagueiro Alan, que balançou as redes, contra.

Em vantagem no placar, a partida permaneceu em ritmo lento na primeira etapa, até que o zagueiro Roger, hoje técnico do Bahia, fez pênalti. O goleiro Fernando Henrique, entretanto, foi herói ao defender a cobrança de Rinaldo, ídolo da torcida do Leão do Pici.

No segundo tempo, o Flu teve postura diferente após sofrer o empate pelos pés do mesmo Rinaldo. O zagueiro Gabriel Santos desempatou, Tuta marcou duas vezes e Evando completou o placar, que teve ainda mais um do Leão, de Finazzi.

"Jogar aqui é sempre muito difícil, tem pressão da torcida no campo, o Fortaleza em casa é muito forte. Tomara que tenhamos a mesma sorte desta vez", disse Marcão.

Marcão fez 22 gols pelo Fluminense - Gilvan de Souza/Lancepress - Gilvan de Souza/Lancepress
Imagem: Gilvan de Souza/Lancepress

Para o jogo das 17h, dessa vez, o Flu chega pressionado. Em 18º lugar na tabela, a equipe precisa voltar a vencer para se recuperar no Brasileirão.

"Temos que focar no jogo contra o Fortaleza e esquecer os outros jogos. O Brasileiro é um dos campeonatos mais nivelados do mundo. Precisamos entrar com força máxima. O Fortaleza vem de dois bons resultados, está em alta", disse o goleiro Muriel, em coletiva.

A situação difícil do Tricolor contrasta com o bom momento do Fortaleza. O Leão vem de vitória sobre o Goiás e tenta a segunda seguida para chegar à parte de cima da tabela. Com 21 pontos e na 12ª colocação, a equipe do técnico Zé Ricardo quer embalar no Brasileirão.

"Precisamos dos três pontos. Fizemos um grande jogo contra o Goiás e agora é conquistar mais uma vitória dentro de casa, que é muito importante para a gente", disse o volante Felipe.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X FLUMINENSE

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 07/09/2019 (sábado)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: André Luiz de Freitas Castro (GO)

FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Jackson e Carlinhos; Felipe, Juninho, Mariano Vázquez; Felipe Pires, André Luís e Wellington Paulista. Técnico: Zé Ricardo.

FLUMINENSE: Muriel; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Airton, Ganso, Nenê; Wellington Nem, Yony González e João Pedro. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Fluminense