Topo

Vídeo com suposto ato racista contra gremista viraliza; STJD não denunciará

Torcedora do Athletico Paranaense flagrada em suposto momento de ofensa racista - Reprodução
Torcedora do Athletico Paranaense flagrada em suposto momento de ofensa racista Imagem: Reprodução

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/09/2019 12h53

Um vídeo da transmissão do canal Premiere em que uma torcedora do Athletico supostamente faz ofensas racistas ao volante Matheus Henrique, do Grêmio, durante a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil na quarta-feira (4), tomou as redes sociais. Não há áudio no material de aproximadamente oito segundos, mas a leitura labial de uma jovem vestindo as cores do Rubro-Negro levantou dúvida entre torcedores.

De cara, os gremistas compartilharam o vídeo repetidamente alegando que a aficionada estaria chamando o marcador de "macaco filho da p*". A reclamação na internet tomou grandes proporções e chegou até o departamento jurídico do clube, que se reuniu na tarde de ontem para definir como encaminhar o caso.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o vice jurídico Nestor Hein contou que, a partir de informação de bastidores, o clube soube que o material chegou ao STJD. No entanto, o Grêmio não queria pressionar ou tomar qualquer providência de forma antecipada.

"Nós perdemos a vaga no campo. Podemos discutir um lance de pênalti ou não, mas isso é dentro de campo. Não queremos criar qualquer pressão sobre isso", disse Hein.

Também em contato com a reportagem do UOL Esporte, o STJD informou que analisou o material e não procederá denúncia. De acordo com o comunicado, foi verificado que a mulher presente nas imagens fala palavrões e não há comprovação de qualquer ofensa racista neste ou em outros vídeos.

Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a assessoria de imprensa do volante Matheus Henrique disse que o jogador não iria se pronunciar no momento, pois aguardaria uma posição do clube.

O Grêmio já não tinha expectativa de reversão da final entre Athletico e Internacional, que começa a ser disputada na próxima quarta-feira.