Topo

Palmeiras

Como atuação contra o Flamengo faz Palmeiras reavaliar trabalho de Felipão

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

02/09/2019 14h27

A ideia da diretoria do Palmeiras de manter Luiz Felipe Scolari no comando do time estava bem firme até antes do jogo de ontem contra o Flamengo, mas a derrota por 3 a 0 no Maracanã e principalmente a atuação apática da equipe abalaram essa certeza. No momento, a cúpula alviverde reavalia o trabalho do treinador, e uma demissão já não está mais totalmente fora de cogitação.

A percepção de algumas pessoas dentro do clube é que a postura do time palmeirense na derrota de ontem ligou um sinal de alerta que não existia antes. Apesar da queda clara de desempenho desde a volta da Copa América, a direção sempre manteve a confiança de que Felipão tinha a capacidade de mobilização e o controle do vestiário necessários para uma reviravolta. Esse diagnóstico não é mais unânime, mas uma decisão drástica, por enquanto, não está tomada.

Nem mesmo as eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores "assustaram" tanto o comando alviverde como o jogo contra o Flamengo. Na semana passada, aliás, o diretor de futebol Alexandre Mattos bancou a permanência de Felipão, em entrevista coletiva realizada na quinta-feira, dois dias depois da queda para o Grêmio nas quartas de final da Libertadores. O presidente Maurício Galiotte também disse que a comissão técnica seria mantida, pouco antes da derrota para o Fla.

O poder de convencimento e o domínio sobre o vestiário foram os principais motivos para que Felipão fosse contratado. Na época da demissão de Roger Machado, em julho do ano passado, a avaliação da diretoria foi que, apesar de um alto aproveitamento e momentos de bom futebol, o ex-treinador não estava conseguindo mobilizar o grupo como deveria. Scolari chegou com essa missão e comandou uma reação rumo ao título brasileiro.

Nesta temporada, após um primeiro semestre com ótimos resultados, o desempenho despencou. Além da eliminação em duas competições de mata-mata, a liderança isolada do Brasileirão foi perdida e o time já está há sete rodadas sem vencer no campeonato. Hoje, ocupa a quinta posição, seis pontos atrás do líder Flamengo, mas com um jogo a menos.

O elenco do Palmeiras recebeu folga hoje e se reapresenta amanhã na Academia de Futebol. O clube não divulgou programação e vai fechar totalmente todas as atividades da semana, alegando questões de segurança após identificar ameaças de agressão aos atletas. O próximo jogo acontece no sábado (7), contra o Goiás, no Serra Dourada.

Palmeiras