Topo

Santos busca rara vitória em Chapecó para evitar pior sequência de Sampaoli

Sampaoli abre os braços para reclamar durante treino do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Sampaoli abre os braços para reclamar durante treino do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

31/08/2019 04h00

O Santos vai a campo na noite de hoje, às 19h, para enfrentar a Chapecoense, na Arena Condá, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe busca um resultado que só conseguiu uma vez diante dos catarinenses para evitar a pior sequência sob o comando do técnico argentino Jorge Sampaoli.

O Peixe foi até Santa Catarina para enfrentar a equipe de Chapecó cinco vezes desde que o time subiu para a primeira divisão do Brasileirão e só levou pra casa os três pontos em uma oportunidade: 1 a 0 em 2016, com gol de Lucas Lima. Nos outros quatro jogos foram duas derrotas e dois empates.

No ano passado, o 0 a 0 contra a Chapecoense na Arena Condá marcou o último jogo de Jair Ventura no comando do Santos. Contratado no início do ano, o técnico não aguentou o segundo empate consecutivo após a paralisação para a Copa do Mundo e foi demitido. Cuca assumiria cerca de uma semana depois.

A sequência do Santos de três jogos sem vencer é a quarta do ano. Nas últimas três, o Peixe se recuperou e não chegou ao quarto jogo de jejum de vitórias.

A primeira trinca ocorreu nas últimas três rodadas da primeira fase do Paulistão, quando empatou com o Corinthians e foi derrotado por Novorizontino e Botafogo-SP, em seguida vencendo o Red Bull Brasil pelas quartas de final.

A segunda ocorreu logo em seguida, com o empate no jogo de volta contra o RB e derrotas para Corinthians, na semifinal, e Atlético-GO, pela Copa do Brasil. A reabilitação veio contra o Timão, na partida em que acabou eliminado do Estadual nos pênaltis.

A terceira sequência de três jogos sem vencer ocorreu contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, e diante de Palmeiras e Internacional, pelo Brasileirão. A vitória voltou a aparecer contra o Ceará, no Castelão. Atualmente, o Santos vem de derrotas para São Paulo e Cruzeiro, além do empate frustrante com o Fortaleza na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA
Chapecoense x Santos

Data: 31 de agosto de 2019 (sábado)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó-SC
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Chapecoense: Tiepo; Gum, Rafael Pereira e Maurício Ramos; Eduardo, Márcio Araújo, Campanharo, Camilo e Bruno Pacheco; Arthur Gomes e Everaldo. Técnico: Emerson Cris

Santos: Everson; Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Felipe Aguilar; Victor Ferraz, Alison (Derlis González), Sánchez, Evandro e Diego Pituca; Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli.