Topo

Athletico vence Ceará e sonha com o G6 do Campeonato Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

31/08/2019 20h58

Athletico e Ceará se enfrentaram hoje (31) em Curitiba pela 17° rodada do Campeonato Brasileiro, e os donos da casa conseguiram os três pontos com vitória pelo placar de 1 a 0, e gol de Nikão. O resultado foi muito importante para o clube paranaense, que vinha de alguns tropeços pelo principal torneio nacional e agora encosta no G6, que dá vaga para a Copa Libertadores.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Athletico terá tarefa difícil, já que jogará fora dos seus domínios diante do Santos, um dos melhores mandantes e uma das equipes na briga pelo título. Já o Ceará atuará de novo longe de casa, desta vez diante do Corinthians, em São Paulo, e tentará somar pontos para se afastar da zona de rebaixamento.

Vale lembrar que o próximo jogo do time paranaense será em partida válida pela volta de uma das semifinais da Copa do Brasil. O Athletico receberá o Grêmio e terá que reverter uma desvantagem de dois gols para conseguir chegar à final da competição.

Após o jogo, o meia Bruno Guimarães destacou a importância da vitória para o time. "Olha, a gente precisava muito desses três pontos. Vínhamos de duas derrota consecutivas no Campeonato Brasileiro, então não podíamos ter mais um tropeço seguido. Criamos, fizemos o que era preciso e temos que comemorar esse triunfo."

Quem foi bem: Rony

O atacante foi o melhor jogador em campo, não apenas pelo lado dos mandantes, e esteve envolvido nas principais chances criadas pelo Athletico. Com dribles rápidos e muita velocidade quando tinha a bola, Rony era um dos poucos que conseguia quebrar a forte linha defensiva do Ceará. Mesmo sem ter participado do gol, o atleta foi o destaque do confronto.

Quem foi mal: Ataque do Ceará

Apesar dos atacantes do clube cearense não terem muitas oportunidades, ainda mais com a proposta defensiva, a dupla formada por Mateus Gonçalves e Felippe Cardoso criou pouco e as raras chances dos visitantes saíram dos pés do meia Thiago Galhardo.

Atuação do Athletico

O time paranaense teve a posse de bola e propunha o jogo, porém esbarrou na forte marcação dos visitantes, e a falta de criatividade no meio campo deu poucas chances reais de gol durante o confronto válido pela antepenúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão. Porém o time conseguiu ser eficiente no último lance do primeiro tempo, com Nikão chutando forte e não dando chances para o arqueiro do Ceará.

No segundo tempo, a equipe comandada por Tiago Nunes conseguiu jogar com a vantagem a favor e recuou para evitar que o Ceará criasse pelo meio e com jogadas de bola aérea. Apesar do desempenho abaixo do esperado, os jogadores conseguiram ter o controle da partida e garantir três importantes pontos para o restante do Brasileirão.

Atuação do Ceará

A proposta do Ceará foi boa, com o time sólido defensivamente porém sem deixar de atacar. No entanto, a zaga falhou no último lance do primeiro tempo e o time teve que voltar para o segundo tempo atrás do marcador, dificultando os planos da equipe de Enderson Moreira.

História do Jogo

Como já era esperado, a equipe comandada pelo técnico Tiago Nunes tomou controle das ações ofensivas e teve a posse de bola, enquanto o Ceará manteve-se mais recuado, esperando um erro para contra-atacar e tentar chegar à meta defendida pelo goleiro Santos. Os primeiros dez minutos de jogo foram mornos, com nenhum dos dois times com chance clara de sair na frente no marcador.

Curiosamente, mesmo com esse cenário dominante dos donos da casa, quem teve a primeira grande oportunidade foi o Ceará, com o meia Thiago Galhardo. Aos 11 minutos, o ex-jogador do Vasco da Gama aproveitou cruzamento de João Lucas e cabeceou com força, porém faltou pontaria para balançar as redes do adversário.

O grande escape dos mandantes, de quebrar a retranca do clube cearense, era utilizar o atacante Rony, um dos mais velozes do elenco e que conseguia mexer com a forte defesa dos visitantes. Aos 24 minutos, o atacante fez bela jogada e teve a melhor chance do time paranaense até àquele momento do jogo.

Quando o cenário indicava que os dois times iriam para o vestiário com o empate, o Athletico conseguiu abrir o placar no último lance do primeiro tempo, quando Nikão aproveitou o bom passe de Marco Ruben para chutar forte e estufar as redes do goleiro Diogo Silva.

Na volta do intervalo, os dois times continuaram com a mesma proposta, porém o Ceará precisou sair um pouco mais do campo de defesa, situação favorável para os atacantes do Athletico, que puderam se movimentar com um pouco mais de liberdade.

VAR

O árbitro de vídeo entrou em ação no começo do segundo tempo, quando anulou o que seria o segundo gol dos donos da casa. A intervenção foi precisa, já que Nikão usou a mão para conseguiu dominar a bola e chutar para a meta que estava vazia após erro do goleiro Diogo Silva.

Torcida

A média de público do Athletico não é das melhores no torneio, com um pouco menos que 15 mil torcedores. Na partida deste sábado, a situação não foi muito diferente, com muitos lugares vazios, porém com a torcida local fazendo bastante barulho para tentar dar força ao grupo comandado por Tiago Nunes.

Ficha técnica
Athletico 1 x 0 Ceará

Campeonato Brasileiro da Série A - 17° Rodada
Local:
Arena da Baixada
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Leirson Peng Martins (RS) e Andre da Silva Bitencourt (RS)
VAR: João Batista de Arruda (RJ)
Cartões Amarelos: Wellington (Athletico); Mateus Gonçalves e Cristovam (Ceará)
Público e renda: 10.075 e R$ 142. 860, 00
Gol: Nikão, aos 48 minutos do primeiro tempo (Athletico)

Athletico: Santos; Madson, Pedro Henrique, Robson Bambu e Adriano (Márcio Azevedo); Wellington, Bruno Guimarães e Nikão; Marcelo Cirino (Léo Cittadini), Rony e Marco Rubes. Técnico: Tiago Nunes

Ceará: Diogo Silva; Cristovam, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho, Pedro Ken (Bergson), Fernando Sobral e Thiago Galhardo (Chico); Mateus Gonçalves (Wescley) e Felippe Cardoso. Técnico: Enderson Moreira

Errata: este conteúdo foi atualizado
O Ahtletico é um clube paranaense, não catarinense. O gol saiu no primeiro tempo de jogo. As informaçõs foram corrigidas.