Topo

Para a corintiana Alessandra Negrini, "Tite é Deus" e Cássio, "gigante"

Alessandra Negrini com camisa do Corinthians, seu time do coração - Arquivo Pessoal
Alessandra Negrini com camisa do Corinthians, seu time do coração Imagem: Arquivo Pessoal

Marcelo Tieppo

Colaboração para o UOL, de São Paulo

30/08/2019 15h00

A atriz Alessandra Negrini é conhecida por personagens marcantes na televisão e por sua presença cativa no Carnaval de São Paulo. Mas ela também tem outro amor incondicional: o Corinthians. Uma paixão que foi despertada por causa de um ex-namorado e que ela revelou em entrevista para o UOL Esporte.

"Meu pai torce pro Santos. Eu não tinha time até namorar um corintiano e começar a assistir todos os jogos. Se o Corinthians perdia, ele ficava arrasado. Um dia ele me fez beijar a bandeira e me deu uma camiseta. Pronto: peguei amor para sempre", conta Alessandra, que foi alçada à fama com a inesquecível "Engraçadinha", seu primeiro papel como protagonista na minissérie baseada na obra de Nelson Rodrigues, exibida na Rede Globo em 1995.

O namoro acabou, mas o amor pelo Corinthians só cresceu. A atriz sempre posta nas redes sociais mensagens de apoio ao time, antes e depois dos jogos. Só que Alessandra não é uma torcedora de sofá. Ela gosta de frequentar o estádio e resume o ritual. "O coração começa a bater forte no momento em que estou me arrumando para sair de casa. Quando vai chegando perto da Arena vem aquela dose de adrenalina. É muito gostoso. Acho que eu não me comporto bem não [risos]. A gente sofre, mas é feliz."

O jogo mais marcante para Alessandra como torcedora foi a conquista da Libertadores, em 2012, quando o Corinthians venceu o Boca Juniors por 2 a 0 no Pacaembu. "Sem dúvida, foi um momento inesquecível. Eu vi o Corinthians ganhar a Libertadores, estava lá. Então meus ídolos são dessa história mais recente do Timão. Tite é Deus, Cássio, nosso gigante, Danilo, Ralf, Paulinho e o Sheik também", enumera a atriz.

Mas foi bem longe do estádio que Alessandra Negrini diz ter feito a maior loucura pelo time do coração. "A maior loucura foi vestir o manto do Timão e sair na rua no Rio de Janeiro em dia de decisão contra o Flamengo. Tava trabalhando lá, não podia vir para São Paulo. A gente ganhou e eu comemorei sozinha. Me senti uma alienígena", conta Alessandra.

Alessandra fez 49 anos ontem (29), dia da classificação do Corinthians na Copa Sul-Americana após jogo contra o Fluminense, e segue marcando como atriz. "Estou fazendo uma série com a Netflix e tenho um filme para estrear, muito lindo, chamado 'Aqua Movie', do Lírio Ferreira, um 'road movie' filmado no sertão."

No ano passado, ela esteve no elenco da novela das seis, "Orgulho e Paixão" e, recentemente, atuou na peça "Uísque e Vergonha". Além de atuar desde os 18 anos, Alessandra é a Rainha do Acadêmicos do Baixo Augusta, bloco de Carnaval que reúne mais de um milhão de pessoas pelas ruas de São Paulo.