Topo

Não é só no Brasil: Liga dos Campeões também tem jogo sem transmissão

Jogo entre Porto e Krasnodar não foi transmitido na Rússia - Carlos Rodrigues/Getty Images
Jogo entre Porto e Krasnodar não foi transmitido na Rússia Imagem: Carlos Rodrigues/Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

22/08/2019 04h00

Quem torce para Athletico ou São Paulo precisou recorrer ao rádio para acompanhar o duelo de ontem (21), válido pelo Campeonato Brasileiro. O jogo se transformou em "fantasma" na televisão por causa dos direitos de transmissão, já que o clube paranaense não fechou acordo com o Premiere FC, responsável pela transmissão em pay-per-view do duelo.

Tal problema com os direitos de transmissão não é exclusividade do futebol brasileiro. Até mesmo a badalada Liga dos Campeões teve jogo "fantasma" na terceira eliminatória do torneio, uma das fases prévias à fase de grupo. O caso aconteceu no duelo entre Porto e Krasnodar.

Antes da fase de grupos, a comercialização das transmissões das partidas é de responsabilidade do time mandante, nesse caso, o Porto. E o time português teve um quase acordo com a emissora russa "Match TV" para transmitir o jogo na Rússia.

Uma hora e meia antes do duelo do último dia 13 de agosto, a "Match TV" emitiu um comunicado afirmando que não transmitiria o jogo porque o Porto decidira mudar os termos do contrato e cobrar o dobro do preço para liberar o sinal.

Em entrevista ao site russo "Championat", o diretor de comunicações do Porto, Francisco Moraes, negou a acusação e disse que a "Match TV" não tinha cumprido o acordo de pagar pelo direitos até uma hora e meia antes da partida.

A confusão fez com que o jogo não fosse transmitido em nenhuma emissora russa. O Krasnodar venceu por 3 a 2 e avançou para a próxima fase da Liga dos Campeões.

O caso quase se repetiu para o jogo de hoje (22), entre Braga e Spartak Moscou, pela Liga Europa. As negociações entre o clube português e a mesma "Match TV" foram concluídas apenas ontem (21), e o jogo será transmitido em território russo.