Topo

Figueirense ignora salários e cita "decisão exclusiva" dos jogadores por WO

Jogadores do Figueirense deixam a Arena Pantanal - Reprodução
Jogadores do Figueirense deixam a Arena Pantanal Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/08/2019 00h07

O Figueirense emitiu uma nota oficial horas depois de os jogadores se recusarem a entrar em campo contra o Cuiabá, ontem (20), pela Série B do Campeonato Brasileiro. A ausência na partida resultou em W.O. e derrota por 3 a 0.

Na nota oficial, o clube afirmou que a decisão de promover o W.O. foi "exclusiva dos jogadores profissionais relacionados para o confronto".

"Vale ressaltar que a comissão técnica se apresentou normalmente para a disputa e o setor de logística do Alvinegro promoveu todos os procedimentos prévios para entrada em campo dos atletas", seguiu a nota.

O regulamento geral das competições da CBF previa que o árbitro da partida, Pathrice Maia, esperasse a presença dos jogadores do Figueirense por 30 minutos além do horário marcado. Com o não comparecimento da equipe, o W.O. foi confirmado e o Cuiabá declarado vencedor por 3 a 0. A equipe catarinense ainda deverá ser julgada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Faltando 10 minutos para o fim do prazo, os jogadores do Figueirense entraram no ônibus da equipe e deixaram a Arena Pantanal.

O WO é uma manifestação dos jogadores à falta de pagamentos de salários, atrasados desde julho. Os direitos de imagem também não são quitados com o elenco há mais tempo, desde maio.

O boicote à partida já era esperado frente à greve anunciada pelo elenco em 16 de agosto. Em nota, a diretoria do clube prometia quitar as dívidas até 28 de agosto.

A indefinição sobre a participação ou não se estendeu até os últimos minutos prévios ao duelo. Nas reuniões no hotel e no vestiário da Arena Pantanal, os jogadores pediram uma garantia à diretoria de que os salários e direitos atrasados de todos os funcionários seriam quitados até o dia 28.

Os atletas queriam que no compromisso, o presidente Cláudio Honigman se prontificasse a renunciar ao cargo caso os débitos não fossem quitados. De acordo com o advogado dos jogadores, Filipe Rino, o compromisso foi rechaçado pelo dirigente.

Rino afirmou ao UOL Esporte que as negociações com a diretoria continuarão para a partida contra o CRB, marcada para o dia 24 de agosto.

Confira a nota oficial do Figueirense:

O Figueirense Futebol Clube comunica que a decisão de promover o W.O. na partida da Série B do Campeonato Brasileiro desta terça-feira, 20 de agosto, contra o Cuiabá, em Mato Grosso, é exclusiva dos jogadores profissionais relacionados para o confronto.

Vale ressaltar que a comissão técnica se apresentou normalmente para a disputa e o setor de logística do Alvinegro promoveu todos os procedimentos prévios para entrada em campo dos atletas.