Topo

Suárez faz golaço no fim, Barça vira sobre Arsenal e levanta taça amistosa

Suárez marcou gol da vitória do Barcelona sobre o Arsenal - JOSEP LAGO/AFP
Suárez marcou gol da vitória do Barcelona sobre o Arsenal Imagem: JOSEP LAGO/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/08/2019 17h10

O Barcelona sofreu, mas fez sua lição de casa diante de quase 100 mil torcedores. Com golaço de Suárez aos 44 minutos do segundo tempo, os catalães venceram o Arsenal de virada hoje (4), no Camp Nou, por 2 a 1, e conquistaram o Troféu Joan Gamper, tradicional e anual torneio amistoso de pré-temporada.

O Barcelona ficou assim pela sétima temporada consecutiva com o Troféu Joan Gamper - a vitória de 2019 entra para a história como a de maior público do torneio amistoso, com 98.812 torcedores. O último tropeço data de 2012, contra a italiana Sampdoria. Desde então, o Barça venceu inclusive os brasileiros Santos (2013) e Chapecoense (2017).

O Barcelona de hoje, cabe destacar, não contou com alguns dos principais nomes de seu elenco: Lionel Messi, Arturo Vidal, Philippe Coutinho e Arthur ainda não vêm jogando nesta pré-temporada em decorrência de férias atrasadas justificadas pela participação dos craques na Copa América.

E o time da casa sentiu as ausências. Assim como quando perdeu do Chelsea em amistoso disputado há quase duas semanas no Japão, o Barcelona voltou a encontrar dificuldade frente ingleses. Desta vez com o mando de campo a seu favor, a equipe catalã pelo menos se saiu vitoriosa.

Num primeiro tempo de poucas chances reais de gol, o Arsenal foi quem abriu o placar. Aos 36 minutos, Özil achou Aubameyang na entrada da grande área, em posição legal graças ao posicionamento de Piqué. O atacante girou para cima de Alba e soltou a bomba para balançar as redes do goleiro brasileiro Neto.

Ainda antes do intervalo, o Barcelona até chegou ao gol do empate. Mas não valeu. Em busca de seu primeiro tento com a camisa blaugrana, Griezmann até venceu o arqueiro Leno, mas viu a arbitragem anular o lance por conta de posição de impedimento.

Para o segundo tempo, o técnico Ernesto Valverde mudou boa parte da escalação, colocando inclusive o brasileiro Rafinha em campo. O também brasileiro Martinelli, ex-Ituano, entraria no decorrer da etapa final pelo Arsenal. Mas quem adotou postura mais ofensiva foi mesmo o Barcelona - e aos 24 minutos foi recompensado.

Griezmann rolou para Suárez, que não conseguiu dar sequência à jogada. Quando o ataque parecia finalizado, Maitland-Niles aprontou contra a própria pátria: ele fez recuo bizarramente errado para Leno e viu a bola morrer dentro da meta. Gol contra para o Barcelona.

Martinelli, de apenas 18 anos de idade, começou a se destacar no ataque do Arsenal. E por pouco não marcou um golaço: iniciou jogada que culminaria em cruzamento para ele mesmo. De voleio, o garoto brasileiro por muito pouco não marcou um golaço.

Golaço decisivo ficou mesmo por conta de Suárez. O uruguaio recebeu belo lançamento de Sergi Roberto e acertou voleio magistral, no apagar das luzes, para a alegria da centena de milhares de torcedores que compareceram ao Camp Nou.

Dando sequência a sua agenda de pré-temporada, o Barcelona tem marcada viagem para os Estados Unidos, onde enfrenta por duas vezes o Napoli, em amistosos previstos para quarta-feira e sábado desta semana. O Campeonato Espanhol, do qual a equipe catalã é a atual campeã, começa apenas no dia 16.

O Arsenal, por sua vez, não tem mais compromissos de pré-temporada. Os Gunners estreiam na nova temporada da Premier League no domingo que vem, contra o Newcastle, almejando melhor colocação que o quinto lugar obtido na edição 2018/19.