Topo

Por que o Flamengo abriu mão de jogar a Libertadores feminina em outubro?

Marcelo Cortes / Flamengo
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

03/08/2019 04h00

O Flamengo estava classificado para a Copa Libertadores feminina 2019, mas o UOL Esporte apurou que o time abriu mão desta edição do torneio para disputar os Jogos Mundiais Militares em Wuhan, na China.

A reportagem conversou com funcionários do Rubro-Negro; segundo eles, o clube não tinha como evitar esta decisão. No futebol feminino, o Flamengo ainda não caminha com as próprias pernas e depende de uma parceria com a Marinha do Brasil. É este ramo das Forças Armadas que banca financeiramente a equipe, que é tratada como "Fla Marinha".

O Flamengo empresta apenas o seu nome ao projeto - ao UOL, fontes de dentro do clube disseram que, por ora, o clube não tem intenção de gerir seu próprio time feminino. Portanto, a decisão final sobre o que as mulheres rubro-negras devem ou não disputar é da Marinha.

flamengo 2 - divulgação/Flamengo - divulgação/Flamengo
No futebol feminino, o Flamengo tem parceria com a Marinha do Brasil
Imagem: divulgação/Flamengo

A Libertadores acontece de 11 a 27 de outubro; os Jogos Mundiais Militares ocorrem entre os dias 18 e 27 do mesmo mês, de modo que não seria possível disputar as duas competições na mesma temporada.

Com a saída do Flamengo, a vaga fica com a Ferroviária, quarta colocada na última edição do Campeonato Brasileiro. O Corinthians, atual campeão nacional e referência pelo trabalho que faz no feminino, é o outro time do país na Libertadores 2019.

Vale destacar que esta vaga só caiu no colo do Flamengo depois que o Rio Preto, que terminou o Brasileirão em segundo lugar, deixou de existir no início deste ano. Ou seja, o clube do interior paulista naturalmente disputaria a Libertadores, mas repassou a oportunidade ao Rubro-Negro que, agora, opta por não participar da competição.

flamengo 1 - divulgação / Flamengo - divulgação / Flamengo
Imagem: divulgação / Flamengo