Topo

Na Vitrine


Era marketing: patrocinador não estampará marca em camisa de clube inglês

Huddersfield Town AFC/Divulgação
Imagem: Huddersfield Town AFC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/07/2019 16h05

O Huddersfied Town, clube que disputa a segunda divisão do Campeonato Inglês, apresentou hoje o verdadeiro uniforme titular que irá vestir na temporada 2019/2020.

O anúncio ocorre dois dias depois de o próprio Huddersfield exibir imagens daquela que seria sua camisa titular na temporada. O modelo trazia uma grande faixa diagonal com a marca da Paddy Power, casa de apostas irlandesa que patrocina o clube. O desenho levantou suspeitas da imprensa inglesa - a BBC chegou a cogitar uma "brincadeira" de clube e empresa, uma vez que as diretrizes da Associação de Futebol da Inglaterra proíbem marcas com mais de 250 cm² nas camisas dos clubes.

Huddersfield Town AFC/Divulgação
Imagem: Huddersfield Town AFC/Divulgação

E, de fato, era uma brincadeira. O modelo exibido hoje pelo Huddersfield Town mantém as tradicionais faixas verticais em azul e branco do clube, com o distintivo sobre o peito esquerdo e a marca da Umbro, fornecedora de uniformes da equipe, à direita. A Paddy Power optou por não estampar sua marca como patrocinadora.

A ausência da casa de apostas no uniforme faz parte da campanha Save Our Shirt (ou "Salve nossa camisa" em português). Trata-se, segundo anúncio oficial do clube, de "uma iniciativa que apoia um retorno às camisas de futebol sem marcas, devolvendo os uniformes aos torcedores".

"Estamos felizes pelo apoio da Paddy Power à campanha Save Our Shirt com o lançamento do uniforme verdadeiro da temporada 2019/2020", disse Sean Jarvis, diretor comercial do Huddersfield Town. "Os últimos dois dias, desde o anúncio do uniforme, foram muito interessantes, como nós esperávamos. Mas sempre tivemos em mente que nossos torcedores entenderiam, e realmente gostariam do uniforme verdadeiro quando ele fosse revelado", completou.

Huddersfield Town AFC/Divulgação
Imagem: Huddersfield Town AFC/Divulgação

A ausência na camisa foi comemorada pela própria Paddy Power. "O patrocínio de camisas no futebol foi longe demais. Nós aceitamos que há um papel para os patrocinadores no futebol, mas a camisa deveria ser sagrada", disse Victor Corcoran, diretor administrativo da empresa. "Por isso, estamos convidando os outros patrocinadores para a campanha Save Our Shirt, para dar algo de volta aos torcedores. Como patrocinadores, sabemos nosso lugar - e não é na camisa."

As camisas com o patrocínio, que viraram peças de colecionador, agora vão a leilão até o dia 26 de julho, com a arrecadação destinada a causas de caridade apoiadas pelo clube. O modelo com a marca da Paddy Power foi vestido na vitória por 3 a 1 sobre o Rochdale, em amistoso de pré-temporada do clube.

Na Vitrine