Topo

Série B - 2019

Mais uma? Vídeo mostra bola 'quicando no ar' em Paraná Clube x Bragantino

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/07/2019 17h28

No último sábado (13), o Paraná Clube recebeu o Bragantino pela nona rodada da Série B do Brasileiro. E, diante de sua torcida, não decepcionou: venceu de virada por 2 a 1.

Nas redes sociais, porém, o time paranaense publicou hoje um detalhe inusitado da partida. No lance do segundo gol paranista, marcado por Leandro Almeida, a bola teria desviado no ar, em meio à trajetória rumo à área.

O enredo é semelhante ao visto na partida Chapecoense x Atlético-MG, no domingo, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro - o time mineiro venceu de virada por 2 a 1. No segundo tempo, a bola também teria "quicado" no ar em meio a um escanteio para a Chape.

No caso das imagens da Arena Condá, o UOL Esporte conversou com Jair Sanches Molina Jr., professor do curso de Cinema e Audiovisual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP (2017). Ao analisar o vídeo, ele identificou três fenômenos óticos que, aliados ao movimento da bola no lance, provocaram a ilusão do quique no ar: uma panorâmica da esquerda para a direita, uma tilt down (movimento de cima para baixo) e um zoom out (abertura do quadro).

"Esses três movimentos fazem com que a câmera tenha que corrigir o frame que vem depois do frame que estava antes. Se fosse só uma panorâmica, a câmera corrigiria automaticamente", explicou. "O zoom é o grande fator que propicia esse 'quique'. É uma objetiva zoom. Essa noção de variação de um foco para o outro cria esse efeito", acrescentou.

No Twitter, o Paraná Clube procura uma explicação para a imagem. "Vocês acharam que foi só em Chapecó que teve coisa estranha no último final de semana? Olha só a trajetória da bola no lance do nosso segundo gol contra o Bragantino", escreveu a conta do clube, convocando o quadro Detetive virtual, do Fantástico (Rede Globo) para responder.