Topo

Inglês - 2019/2020

Para agente, P. Coutinho só voltaria à Inglaterra para jogar no Liverpool

David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/07/2019 14h53

O destino de Philippe Coutinho é incerto. Sem conseguir repetir no Barcelona o protagonismo que tinha no Liverpool, o brasileiro é cotado para retornar ao futebol inglês. Chelsea, Manchester United e o próprio Liverpool já foram especulados como possíveis destinos.

No entanto, segundo Kia Joorabchian, empresário de Coutinho, é "quase impossível" que o meia-atacante volte à Premier League para jogar em outro clube além do Liverpool. Em entrevista ao site TalkSport, Kia disse desconhecer qualquer interesse formal de clubes ingleses em Philippe Coutinho, mas não descartou uma saída.

"(Josep Maria) Bartomeu (presidente do Barcelona) foi muito claro comigo, dizendo que ele não quer que o jogador saia e que tem um futuro aqui. Eles fizeram um tremendo esforço para trazê-lo. É o jogador mais caro da história do Barcelona e o segundo ou terceiro mais caro do mundo", disse Kia.

"Ele teve uma incrível Copa América, entrou na seleção da Copa América, foi campeão com a seleção brasileira e conquistou três títulos com o Barcelona em dois anos - então, tem tido um bom período lá. É comum no futebol: às vezes os jogadores se sentem um pouco desconfortáveis em algum lugar, às vezes são os clubes que simplesmente não encaixam. Se acontecer (uma conversa oficial), decidiremos o que é melhor para Philippe. Mas neste momento, o que sabemos é que não está acontecendo", completou.

Embora coloque nas mãos do Barcelona uma possível negociação, Kia Joorabchian restringiu a lista de destinos do brasileiro. Para ele, o Liverpool seria o único real candidato.

"O Manchester United é um grande clube. Eu tenho jogadores lá e tenho todo o respeito por eles. Mas seria extremamente difícil, quase impossível, uma transferência. Seria muito difícil para Philippe jogar em algum rival do Liverpool, já que ele tem uma grande afinidade com o Liverpool. Seu período lá foi fantástico", disse. O brasileiro jogou no clube entre 2013 e 2018, tendo como destaque os vices na Copa da Liga Inglesa e na Liga Europa da temporada 2015/2016.

"Sei que ele estava torcendo (pelo clube) sempre que teve chance. Lucas Leiva era do mesmo jeito. Muitos dos caras que deixam o Liverpool continuam como torcedores do Liverpool, graças aos torcedores e à paixão que há lá. Então, seria difícil para ele jogar em um rival. Toda vez que conversamos, temos o mesmo papo: ele acharia difícil jogar por outro clube na Premier League", acrescentou.

Segundo a imprensa inglesa, o Liverpool trabalha para tentar um empréstimo de Philippe Coutinho por duas temporadas, com opção de compra por 88 milhões de libras (R$ 413,8 milhões em valores atuais). Ao vender o jogador para o Barcelona no começo de 2018, o Liverpool recebeu 142 milhões de libras (R$ 667,8 milhões, atualmente).