Topo

Quem soma mais títulos entre os 4 grandes de SP? Veja briga pela hegemonia

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

09/07/2019 12h00

Quando o goleiro Cássio ergueu a taça do Campeonato Paulista há pouco mais de dois meses, o Corinthians virou o protagonista de uma situação inédita. Com 52 títulos conquistados, o clube abriu a maior vantagem da história sobre os rivais Palmeiras, Santos e São Paulo.

A vantagem corintiana passou a ser de seis troféus em relação a Palmeiras e Santos, que somam 46 títulos cada. O São Paulo vem em seguida, com 40 taças erguidas ao longo de sua história.

Para mostrar a briga pela hegemonia, o UOL Esporte fez um vídeo com as conquistas dos quatro clubes desde o começo do século passado. O gráfico traz à tona a acirrada disputa entre os rivais - foram computados títulos de competições oficiais organizadas por Fifa, Conmebol, CBF e FPF.

O Corinthians é o time que mais tempo conseguiu ficar na liderança. O clube sustentou uma liderança até 1963, mas viu o Santos assumir o posto durante a Era Pelé. A partir dali, santistas e palmeirenses passaram a disputar a ponta.

No começo da década de 1990, marcada pela parceria entre Palmeiras e Parmalat, o clube alviverde assumiu a liderança pela primeira vez na história. Paralelamente, o São Paulo conseguiu se aproximar dos rivais em meio às conquistas sob o comando de Telê Santana.

Em 1993, por exemplo, o Corinthians já havia caído para a quarta posição. Nos anos seguintes, a briga se tornou ainda mais acirrada, pois os quatro clubes emendaram conquistas.

O Palmeiras se manteve na liderança até 2009, quando o Corinthians, com dois títulos na temporada com Ronaldo no time, voltou à ponta. Dali em diante, o time corintiano passou a abrir vantagem, até as seis taças de diferenças atuais.

Vale ressaltar que o Corinthians, clube mais antigo entre os rivais, leva vantagem na média de títulos conquistados. São 0,48 taça por ano, desde 1910. O São Paulo, fundado em 1930, tem média de 0,45. O Palmeiras, que é de 1914, conquistou 0,44 título por temporada. Fundado em 1912, o Santos tem média de 0,43.