Topo

Quem teve o melhor trabalho no futebol brasileiro: Gareca ou Rueda?

Ricardo Gareca e Reinaldo Rueda passaram pelo futebol brasileiro, e agora se enfrentam - Andre Penner/AP Photo // Ueslei Marcelino/Reuters
Ricardo Gareca e Reinaldo Rueda passaram pelo futebol brasileiro, e agora se enfrentam Imagem: Andre Penner/AP Photo // Ueslei Marcelino/Reuters

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/07/2019 04h00

Nos reservados da Arena do Grêmio na noite de hoje (03) estarão dois treinadores que já passaram pelo futebol brasileiro. O colombiano Reinaldo Rueda, que trabalhou no Flamengo em 2017, e o argentino Ricardo Gareca, que comandou o Palmeiras em 2014. Nenhuma das passagens completou sequer um ano e antes da semifinal da Copa América, a questão que fica é: qual foi melhor?

Hoje Rueda comanda o Chile, que acabou a primeira fase em segundo no grupo C e eliminou a Colômbia nos pênaltis após um 0 a 0. E Gareca comanda o Peru, que terminou a primeira fase em terceiro no grupo A e eliminou o Uruguai também nas cobranças de penalidade após empate sem gols. O jogo das 21h30 (de Brasília) decide quem vai à final da competição.

Quem teve o melhor trabalho no futebol brasileiro?

Resultado parcial

Total de 771 votos
25,81%
Martin Meissner/AP Photo
74,19%
REUTERS/Ueslei Marcelino

Gareca x Rueda: Números

Ricardo Gareca foi contratado pelo Palmeiras em maio de 2014. Comandou o time até setembro do mesmo ano. Foram 13 jogos no comando: quatro vitórias, um empate e oito derrotas, gerando aproveitamento de 33,3% de aproveitamento.

Já Reinaldo Rueda comandou o Flamengo entre agosto de 2017 e janeiro de 2018. Foram 31 partidas com 13 vitórias, 10 empates e oito derrotas, um aproveitamento de 52,6%.

Gareca x Rueda: Saída

Gareca foi demitido em razão dos resultados. Depois de conquistar apenas quatro pontos em 27 disputados no Brasileiro, ele e sua comissão técnica tiveram vínculos rompidos no alviverde. O jogo derradeiro foi a queda por 1 a 0 para o Internacional.

Por outro lado, Rueda deixou o Flamengo ao aceitar a oferta da seleção do Chile, que comanda até hoje. A Federação Chilena, inclusive, pagou a multa rescisória superior a R$ 1 milhão para levar o comandante.

Gareca x Rueda: Títulos

Mesmo com pouco tempo de trabalho, Ricardo Gareca conquistou um título pelo Palmeiras. A Taça Julinho Botelho, ao vencer a Fiorentina. O torneio era amistoso. Já Rueda teve apenas dois vice-campeonatos no Fla: da Copa do Brasil e da Sul-Americana.

Gareca x Rueda: Desempenho

Ricardo Gareca defendia um futebol ofensivo no Palmeiras. Indicou uma série de contratações, que foram feitas mas acabaram não vingando. No curto período em que esteve no comando, a falta de resultados refletia o rendimento do time, bem aquém do esperado.

Reinaldo Rueda teve pontos importantes em sua passagem pelo Flamengo. Foi o colombiano que promoveu Cuellar ao time titular e reposicionou Lucas Paquetá, que mais tarde foi vendido ao Milan, da Itália. O meio-campista da seleção, inclusive, não esconde que foi Rueda "que mudou sua vida".