Topo

Dirigente anuncia criação de clube terraplanista no futebol da Espanha

"Criar um clube terraplanista é a melhor forma de ter presença constante na mídia", diz Javi Poves, presidente do Flat Earth FC - Divulgação
'Criar um clube terraplanista é a melhor forma de ter presença constante na mídia', diz Javi Poves, presidente do Flat Earth FC Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/07/2019 16h04

As divisões de acesso do Campeonato Espanhol estão para ganhar um novo clube. E, brincadeira ou não, a escolha da identidade da equipe certamente pegou muita gente de surpresa.

O time se chamará Flat Earth FC - ou, em tradução livre, Terra Plana FC. A ideia, segundo o presidente Javi Poves, é adotar um nome que mantenha a equipe em destaque na mídia - além, é claro, de defender o terraplanismo.

"Somos um clube de futebol que joga na Terceira División da liga da Espanha (equivalente à quarta divisão) e que nasce para unir as vozes de milhões de terraplanistas e de todas aquelas pessoas que buscam respostas", disse Poves, de 32 anos, ao site oficial da equipe.

"Criar um clube terraplanista é a melhor forma de ter presença constante na mídia. Além disso, será o primeiro clube associado a uma causa, a uma ideia, sem ter uma localização específica. Um novo modelo que explora a descentralização no mundo do futebol. Todos os clubes do futebol profissional estão sujeitos não apenas a uma nação, como também a uma cidade; o Flat Earth FC é o primeiro clube cujos seguidores estão unidos pelo mais importante: uma ideia", diz o site oficial do clube.

A equipe já tem inclusive um distintivo: uma projeção azimutal da Terra, centrada no Pólo Norte e rodeada de ramos, semelhante ao símbolo da Organização das Nações Unidas.

Segundo a imprensa espanhola, o Flat Earth será a nova identidade do Móstoles Balompié, clube que disputará a Tercera División do Campeonato Espanhol; nas imagens de divulgação, Javi Poves aparece de fato com o uniforme do time de Móstoles, cidade na região metropolitana de Madri.

Em material de divulgação do Flat Earth FC, Javi Poves aparece com uniforme do Móstoles Balompié - Divulgação - Divulgação
Em material de divulgação do Flat Earth FC, Javi Poves aparece com uniforme do Móstoles Balompié
Imagem: Divulgação