Topo

Colômbia supera "ferrolho" do Qatar e assegura vaga nas quartas

Zapata comemora com James Rodriguez o gol da Colômbia contra Qatar na Copa América - REUTERS/Amanda Perobelli
Zapata comemora com James Rodriguez o gol da Colômbia contra Qatar na Copa América Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli

Diego Salgado, José Edgar de Matos e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/06/2019 20h23

A Colômbia demorou, mas superou o sistema defensivo bem armado do Qatar e assegurou classificação para as quartas de final da Copa América. Na noite de hoje (19), para mais de 22 mil pessoas no Morumbi, a equipe comandada pelo português Carlos Queiroz venceu o campeão asiático por 1 a 0 e acumulou o segundo triunfo na competição da Conmebol.

O resultado positivo deixa a Colômbia com seis pontos em seis possíveis, contra apenas um do Qatar. Paraguai, com um, e Argentina, ainda zerada, se enfrentam ainda na noite desta quarta-feira, no Mineirão.

A despedida do Morumbi da competição ficou marcada por um jogo morno. Embora tenha assumido o controle da partida, a Colômbia sofreu com a falta de espaços perto da meta do Qatar e criou poucas chances de gol. A melhor delas surgiu aos 12 minutos, quando James Rodríguez, completamente livre dentro da área, desperdiçou ótima oportunidade de cabeça.

A Colômbia se manteve como dona da maior parte da possa de bola, mas esbarrava na falta de criatividade. As melhores oportunidades na etapa final saíram em bola aérea, especialmente com o ex-palmeirense Mina. O Qatar, por outro lado, ganhou confiança com a pouca efetividade cafetera e deu um susto nos torcedores sul-americanos, exigindo boa defesa de Ospina aos 17 minutos.

O time sul-americano saiu do sufoco aos 40 minutos. James Rodríguez cruzou com muita categoria na cabeça de Duvan Zapata, que acertou bela finalização para anotar o seu segundo gol na competição e classificar a Colômbia para as quartas de final do torneio.

Depois do compromisso desta quarta-feira no Morumbi, Colômbia e Qatar retornam a campo no próximo domingo (23), a fim de definir o futuro de ambos na Copa América. Os colombianos encaram o Paraguai, às 16h (de Brasília), na Fonte Nova, enquanto a equipe asiática duela contra a Argentina, no mesmo horário, na Arena do Grêmio.