Topo

Palmeiras

Palmeiras bate Avaí sem sustos no Allianz e retoma liderança do Brasileirão

Diego Salgado e Flávio Latif

Do UOL, em São Paulo

13/06/2019 21h53

O Palmeiras mostrou mais uma vez que vive grande fase no Campeonato Brasileiro. O time alviverde venceu na noite de hoje o Avaí por 2 a 0, gols de Deyverson e Bruno Henrique, no Allianz Parque, em duelo válido pela nona rodada.

O resultado serviu para o Palmeiras retomar a liderança do Brasileirão. A equipe de Luiz Felipe Scolari soma agora 22 pontos, dois a mais que o Santos. Vale ressaltar que os três pontos conquistados com a vitória sobre o Botafogo foram suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) - o julgamento acontecerá na próxima terça-feira (18).

O primeiro gol palmeirense foi marcado na etapa inicial, aos 31 minutos. No lance, Deyverson aproveitou bem o lançamento de Marcos Rocha e deslocou o goleiro com um leve toque. O lance foi validado após consulta ao VAR. Aos 20 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique finalizou da entrada da área para fazer 2 a 0.

Quem foi bem: Deyverson

Deyverson - REUTERS/Amanda Perobelli - REUTERS/Amanda Perobelli
Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli

O camisa 16 do Palmeiras mostrou desde o início da partida que estava totalmente ligado no jogo. O atacante tem feito valer a escolha de Felipão, que o colocou como titular em grande parte das partidas desta temporada. Além do belo gol de cobertura que abriu o placar, o jogador fez um belíssimo gol de cabeça na primeira etapa, que acabou sendo anulado pela posição irregular do atleta.

Quem foi mal: Kunde

O zagueiro do Avaí foi um dos principais responsáveis pela derrota da equipe. Na finalização de Deyverson por cobertura que ocasionou no gol que abriu o placar para o Palmeiras, o defensor se atrapalhou todo na hora de tirar a bola e não a alcançou.

Lucas Lima sai aplaudido

O meia do Palmeiras fez seu sexto jogo seguido como titular na equipe do técnico Felipão. Após começar a temporada muito em baixa com a torcida, o jogador tem demonstrado um bom futebol e foi muito aplaudido quando deu lugar a Moisés na segunda etapa. Lucas Lima foi o autor da assistência do segundo gol alviverde, marcado por Bruno Henrique.

O jogo do Palmeiras

O time de Felipão tomou as rédeas da partida desde o começo. Com muita movimentação, principalmente dos jogadores de meio-campo, o Palmeiras utilizou muito os lados do campo para chegar à área do adversário. Além disso, recorreu à bola longa para buscar o gol. Foi dessa forma, por exemplo, que nasceu o gol de Deyverson. Na etapa final, com vantagem no placar, os palmeirenses diminuíram o ritmo. Mesmo assim, a equipe paulista conseguiu ampliar o placar.

O jogo do Avaí

A proposta do Avaí para enfrentar o Palmeiras se resumiu em apenas se defender. O Leão da Ilha mantinha os seus 11 jogadores no campo de defesa enquanto o Alviverde atacava, e foram raros os momentos de ataque da equipe.

Palmeiras começa no ataque

A primeira chance do Palmeiras aconteceu aos 12 minutos, com Zé Rafael, que recebeu passe de Deyverson e bateu forte para a defesa de Vladimir. A resposta do Avaí veio em seguido, em um chute de longe de Matheus Barbosa, que acabou nas mãos de Weverton. Cinco minutos depois, foi a vez de Diogo Barbosa obrigar o goleiro do Avaí a fazer grande defesa em cobrança de falta perto da área.

Gol confirmado após consulta ao VAR

Aos 31 minutos, o Palmeiras conseguiu abrir o placar no Allianz Parque. Marcos Rocha fez um lançamento perfeito para Deyverson na área. O centroavante deu um leve toque por cima do goleiro e viu a bola entrar devagar, mesmo com a tentativa do zagueiro Kunde em afastá-la. O árbitro Marcelo de Lima Henrique confirmou o gol depois de uma consulta ao VAR que durou quatro minutos.

Pausa de um mês

Por causa da parada para a disputa da Copa América, o Brasileirão só voltará a ser disputado no fim de semana dos dias 13 e 14 de julho. O Palmeiras enfrentará o São Paulo no Morumbi. Já o Avaí medirá forças com o Fortaleza fora de casa.

Atrás do recorde

Bruno Henrique - REUTERS/Amanda Perobelli - REUTERS/Amanda Perobelli
Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli

O Palmeiras agora soma sete vitórias e um empate no Brasileirão - considerando a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, que não foi homologada pela CBF, são 25 pontos somados em 27 possíveis. O time segue em busca do melhor começo de campanha nos pontos corridos. Em 2011, o Corinthians conseguiu somar 28 pontos em 30 disputados - nove vitórias e um empate nos dez primeiros jogos.

Campeões de 1999 no gramado

O clube alviverde prestou uma homenagem ao elenco campeão da Libertadores de 1999. O título histórico do clube completará 20 anos no próximo domingo (16). Os ex-jogadores entraram em campo 15 minutos antes da vitória sobre o Avaí - 19 campeões participaram da homenagem. Dos atletas que entraram em campo para enfrentar o Deportivo Cali na final, apenas Evair, Rogério e Euller não compareceram.

Campanha doação de sangue

Palmeiras - Reprodução/Twitter Palmeiras - Reprodução/Twitter Palmeiras
Imagem: Reprodução/Twitter Palmeiras

O Palmeiras entrou em campo com um uniforme sem as letras A, B e O estampadas nos nomes dos jogadores. A ação promovida pelo clube foi para incentivar a doação de sua torcida aos hemocentros do país.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 0 AVAÍ

Data: 13 de junho de 2019, quinta-feira
Competição: Campeonato Brasileiro (nona rodada)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Horário: 20h (de Brasília)
Público presente: 31.946
Renda: R$ 1.895.478,65
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões Amarelos: Lucas Lima (Palmeiras); Eduardo Kunde (Avaí)
Cartão Vermelho: não houve

Gols: Deyverson, aos 34 minutos do primeiro tempo, e Bruno Henrique aos 20 minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Edu Dracena, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Thiago Santos) e Lucas Lima (Moisés); Dudu (Gustavo Scarpa), Zé Rafael e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari

AVAÍ: Vladimir; Lourenço, Betão, Eduardo Kunde e Igor Fernandes; Pedro Castro (Douglas), Matheus Barbosa e Gegê (Daniel Amorim); Caio Paulista, Julinho e Getúlio (João Paulo). Técnico: Geninho.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, foi Zé Rafael, e não Rafael Veiga, quem finalizou a favor do Palmeiras aos 12 minutos do primeiro tempo. O erro foi corrigido.

Palmeiras