Topo

Fluminense

Fluminense encara Cruzeiro com inspiração em jogos históricos no Mineirão

Luciano (centro) é uma das esperanças de gol do Fluminense na noite de hoje, no Mineirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Luciano (centro) é uma das esperanças de gol do Fluminense na noite de hoje, no Mineirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/06/2019 04h00

O Fluminense vai ao Mineirão encarar o Cruzeiro, às 19h15, com a missão de se classificar às quartas de final da Copa do Brasil. Após o empate por 1 a 1 no Maracanã, o time do técnico Fernando Diniz, para evitar a disputa por pênalti, precisa vencer no tempo regulamentar e, para isso, pode buscar inspiração na história recente do próprio Tricolor.

Com um desempenho oscilante fora de casa nesta temporada, o Fluminense tem no Mineirão, em um passado nem tão distante, dois daqueles jogos que ficam marcados para sempre na memória do torcedor. A primeira, teve um brilho de um jovem criado na base e que surgia para o futebol nacional. A segunda, marcou o início de uma das arrancadas mais improváveis do nosso futebol, que culminou com a equipe se salvando do rebaixamento no Brasileiro.

Na Copa do Brasil de 2006, Fluminense e Cruzeiro estiveram frente a frente. Na ocasião, lutavam por uma vaga nas semifinais. Diferentemente deste ano, o primeiro encontro aconteceu no Mineirão, mas, mesmo longe dos domínio, vitória tricolor por 3 a 2, em noite com gol de Petkovic e dois de Lenny - um deles, um golaço -, que teve noite inspirada e ganhou notoriedade após a a grande atuação. No Maracanã, triunfo por 1 a 0 e vaga assegurada.

Pouco mais de três anos depois, novamente o Mineirão esteve no caminho do Fluminense em momento importante da temporada. Desta vez, a equipe então comandada por Cuca vinha mal no Campeonato Brasileiro e tinha o rebaixamento tido como favas contadas. Diante do Cruzeiro, porém, vitória por 3 a 2, de virada (Gum e Fred, duas vezes, balançaram a rede para o time do Rio), e início de uma sequência de resultados que livrou o Tricolor da queda e fez com que o Tricolor ganhasse a alcunha de "Time de Guerreiros".

Agora, em 2019, o lateral-direito Gilberto aponta que os comandados de Fernando Diniz devem manter o estilo de jogo para conquistarem a vitória e, consequentemente, a classificação.

"Sempre procuramos jogar com a bola, que é nossa maior característica. Acho que no primeiro fomos melhores, mesmo fazendo os gols no segundo. O Cruzeiro vai ter o apoio da torcida, mas temos de manter nosso estilo de jogo para conquistar a vitória", disse.

Nesta noite, a equipe, que tem, atualmente, a pior defesa do Brasileiro, vai precisar evitar os gols e provar que, mesmo com desfalques, pode continuar sendo um dos ataques mais positivos da temporada. Diniz não poderá contar com o zagueiro Matheus Ferraz e com o atacante Yony González, lesionados, e com o ataque Pedro, que está com a seleção brasileiro olímpica no Torneio de Toulon, na França.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X FLUMINENSE

Data: 5 de junho de 2019, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Competição: Copa do Brasil, jogo de volta das oitavas de final
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Carlos Berkenbrock (SC)
VAR: William Machado Steffen

CRUZEIRO:
Fábio; Lucas Romero, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Ariel Cabral; Thiago Neves, Robinho e Marquinhos Gabriel; Fred.
Técnico: Mano Menezes.

FLUMINENSE:
Agenor; Gilberto, Nino, Franzan e Caio Henrique; Allan, Daniel e Ganso; Ewandro (Kelvin), Luciano e João Pedro
Técnico: Fernando Diniz

Fluminense