PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

Nova eliminação precoce aumenta pressão e deve pesar em cofres do São Paulo

Flávio Latif e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

30/05/2019 04h00

A torcida do São Paulo vê a busca para sair da fila ficar ainda mais difícil. Eliminado pelo Bahia da Copa do Brasil, em mais uma derrota, em Salvador, o Tricolor paulista vai disputar apenas o Campeonato Brasileiro até o fim desta temporada. Por isso, é fácil de entender que a pressão sobre jogadores, comissão técnica e dirigentes aumente nos próximos dias.

Além disso, o clube vai ter de trabalhar para fechar o seu caixa em 2019 da maneira esperada. Na Pré-Libertadores, quando o time era treinado por André Jardine, o São Paulo foi eliminado. Mas a sua previsão orçamentária era de chegar ao menos até as quartas de final da competição continental, o que representaria cerca de R$ 20 milhões, como publicou o Blog de Rodrigo Mattos.

Já na Copa do Brasil, a diretoria também esperava chegar às quartas de final - o que também representaria cerca de R$ 5 milhões, entre premiação e bilheteria. Desta maneira, pode ser que o clube precise negociar algum atleta para tentar pagar as suas dívidas.

O técnico Cuca indicou após a derrota para o Bahia que uma reformulação no elenco deve acontecer durante a parada da Copa América. Nomes como os de Bruno Peres, Jucilei e Nenê tem a permanência em xeque. Mas a lista pode ser ainda maior. O fato é que a torcida tem motivo de sobra para ficar preocupada com o ano.

"Acho que temos de melhorar em todas as partes, mas isso de forma interna. Quando se tem um grupo grande isso causa um efeito e você está dentro desse contexto. Essas pessoas que vão sair não são ruins, mas será para abaixar a folha. Com a saída deles e a chegada de outros tende a melhorar"
Cuca, indicando uma reformulação no elenco

"Já sabíamos de uma parte do prejuízo. Estamos esperando que até o meio do ano resolva [a situação]. Tem coisas que não dependem da gente. Dá para controlar isso e acertar, é o que temos que ver na parada da Copa América para ir com tudo pro Brasileirão"
Raí, sobre os efeitos de mais uma eliminação precoce

Pato no banco de reservas

No duelo de ontem, Alexandre Pato começou o jogo no banco de reservas para a entrada de Helinho. Tal fato irritou boa parte dos tricolores, que esperavam ver o atacante em ação. No segundo tempo, ele entrou e não rendeu o esperado. Tais fatos repercutiram nas redes sociais.

Falta de gols

Outra preocupação do Tricolor é com a seca de gols nos últimos quatro jogos. O time não balança as redes desde a vitória sobre o Fortaleza, por 1 a 0, no dia 12 de maio, com Hernanes.

Volta de Raí

O executivo de futebol foi para Paris para um evento da Fundação Gol de Letra no último fim de semana, quando o Tricolor paulista jogou o clássico com o Corinthians. O dirigente retornou ao Brasil e diz também ter aproveitado a viagem para resolver questões referentes ao clube. Ainda assim, virou alvo de críticas.

Quem desfalca e quem está pendurado para o jogo contra o Cruzeiro

O São Paulo joga contra o Cruzeiro, no domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Cuca não poderá contar com Antony (com a seleção brasileira olímpica), Arboleda (seleção equatoriana), Liziero (entorse no tornozelo direito), Pablo (cirurgia na região lombar da coluna), Rojas (cirurgia no joelho direito) e Gonzalo (suspenso preventivamente por doping). Anderson Martins está pendurado com dois cartões amarelos.

Quem é o principal culpado pela eliminação do São Paulo?

Resultado parcial

Total de 4348 votos
11,52%
Daniel Vorley/AGIF
59,02%
Marcello Zambrana/AGIF e Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
25,53%
Marcello Zambrana/AGIF
3,93%
Marcello Zambrana/Agif
Total de 4348 votos

Blogueiros opinam

Juca Kfouri

O São Paulo segue virgem de Copa do Brasil e terá apenas o Campeonato Brasileiro para tentar ser campeão, algo mais que improvável.

Menon

Talvez a terra seja plana mesmo, como argumentam alguns. Plana ou redonda, a verdade é que 2019 acabou para o São Paulo.

São Paulo