Topo

Coreia do Sul perde troféu de torneio sub-18 após jogador pisar nele

Jogador da seleção sul-coreana sub-18 pisa em troféu durante comemoração da Copa Panda - STR/AFP
Jogador da seleção sul-coreana sub-18 pisa em troféu durante comemoração da Copa Panda Imagem: STR/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/05/2019 16h13

O que era para ser festa, acabou em polêmica. A Coreia do Sul sub-18 faturou a Copa Panda ontem (29), mas teve o troféu retirado após um jogador comemorar com o pé em cima dele. O gestou rendeu muitas críticas e os sul-coreanos tiveram a conquista anulada.

A confusão aconteceu após a vitória da seleção sul-coreana por 3 a 0 contra a anfitriã China, em Chengdu. Depois do triunfo, imagens da comemoração começaram a circular na internet e causaram revolta nos chineses.

O jornal estatal chinês Global Times disse que os jogadores da Coreia do Sul "agiram como conquistadores ao invés de campeões" e que eles "ignoraram o espírito universal do esporte, que destaca o fair play e respeito".

Após a repercussão, a federação de futebol local, responsável por organizar o torneio, se manifestou sobre o assunto e classificou o gesto como um "sério insulto". Além disso, a organização decidiu retirar o troféu dos sul-coreanos.

A federação sul-coreana também se pronunciou e se desculpou ao dizer que "um de seus jogadores cometeu um grande erro".

Antes da polêmica, a Coreia do Sul havia conquistado a Copa Panda com 100% de aproveitamento -- vitórias contra Tailândia, Nova Zelândia e China. O torneio foi disputado entre os dias 25 e 29 de maio.