Topo

Santos

Neymar lança documentário sobre chegada ao Santos e homenageia Zito

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/05/2019 12h41

Neymar exibiu mais uma faceta para comemorar os dez anos de carreira profissional. A partir de hoje (29), o craque da seleção brasileira lança uma série documental dividida em três capítulos, que contam os bastidores da chegada do consagrado atacante ao Santos.

Os vídeos reúnem depoimentos de Zito, lenda santista e um dos grandes responsáveis por levar Neymar para a categoria de base do Santos. A série também serve como uma homenagem ao antigo capitão santista, que morreu há quatro anos, em 14 de junho de 2015.

O primeiro capítulo relembra o primeiro contato de Zito com a família de Neymar, marcado pelas conversas e "empadinhas".

"Eu tinha acabado de acordar. A gente tinha participado de uma festa de aniversário do Juninho no dia anterior. Sobrou um monte de empadinha e minha esposa serviu para ele por educação", recorda Neymar da Silva Santos, pai do hoje atacante consagrado do Paris Saint-Germain.

"Ele passou o dia inteiro na minha casa. Ele comeu acho que mais de 50 empadinhas e tomou três garrafas de café", brinca Nadine Gonçalves, mãe do jogador que começou no Santos.

O segundo capítulo vai falar sobre a negociação definitiva que levou Neymar para as categorias de base do Santos. Já o terceiro tem o título de "Pioneiro nas categorias de base". O documentário lembra o nascimento de uma divisão de base do futsal santista para agrupar Neymar, em virtude da recomendação de Zito.

"Zito pediu para que eu criasse categorias de base no futsal - que nós não tínhamos, por causa da idade. Eu falei que não iria criar porque eram muitas despesas. Ele me respondeu: presidente, tem que criar porque eu vou montar uma geração com esse menino e que vai dar sucesso. E nós nos atrevemos e criamos a categoria que o Santos não tinha", declarou Marcelo Teixeira, presidente na época.

Santos